Revista Camocim: Decreto

Mostrando postagens com marcador Decreto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Decreto. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Em novo decreto, Camilo mantém restrições no Cariri e amplia reabertura no Interior e Litoral

sexta-feira, maio 28, 2021
Em novo decreto, Camilo mantém restrições no Cariri e amplia reabertura no Interior e Litoral


O governador Camilo Santana anunciou, em live na noite desta sexta-feira (28), que as macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe avançam na reabertura econômica e a Região do Cariri segue com restrições.


As macrorregiões de Fortaleza e Sobral seguem com as mesmas medidas já em vigor, mas com "alguns ajustes" que serão detalhados em decreto a ser divulgado neste sábado (29). O novo decreto começa a valer a partir desta segunda-feira (31). 




Durante a transmissão, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, frisou que a situação da pandemia no Cariri causa uma "preocupação muito grande". Em gráficos, ele mostrou que, no Cariri, embora tenha havido uma redução da taxa de transmissão do vírus, há um "número crescente" de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da demanda por leitos de UTI e Enfermaria.


A reabertura regionalizada acontece devido às taxas locais de transmissão do novo coronavírus e ao cenário de atendimento na rede de saúde, dados analisados pelo comitê que define as medidas estaduais. 


No último sábado (22), Camilo havia delimitado a manutenção das cláusulas do decreto anterior, que ampliou o horário de funcionamento das atividades econômicas não essenciais nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral.


Leia mais AQUI no Diário do Nordeste

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Novo decreto no Ceará amplia horário do comércio nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral, incluindo Camocim

sexta-feira, maio 14, 2021
Novo decreto no Ceará amplia horário do comércio nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral, incluindo Camocim


O governador Camilo Santana anunciou que novo decreto vai ampliar o horário de funcionamento das atividades econômicas, como comércio e restaurantes, nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral. As demais regiões ficarão com as medidas atualmente em vigor, devido à preocupação com os números da Covid-19. 


Anúncio foi realizado em live na noite desta sexta-feira (14). Apesar da diminuição geral de casos e óbitos no Estado, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu regionalizar a flexibilização por segurança.


O decreto anunciado vale a partir da próxima segunda-feira (17) e atinge 100 municípios cearenses: 56 na região de Sobral e 44 na da Capital. 


NOVOS HORÁRIOS PARA AS REGIÕES DE FORTALEZA E SOBRAL

VALEM A PARTIR DE SEGUNDA (17), TODOS OS DIAS DA SEMANA


  • Comércio de rua: 10h às 19h
  • Comércio em shopping: 12h às 21h
  • Restaurantes: 10h às 21h
  • Academias: Até as 21h
  • Toque de recolher: 22h às 5h

O novo decreto autoriza ainda a prática de esportes individuais e funcionamento de clubes e areninhas. Para escolas e instituições de ensino superior, serão permitidas aulas práticas e atividades extracurriculares.


MUNICÍPIOS DA MACRORREGIÃO DE FORTALEZA:


Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama


MUNICÍPIOS DA MACRORREGIÃO DE SOBRAL:


Ararendá, Acaraú, Alcântaras, Ararendá, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Crateús, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Granja, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Pacujá, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará.


Diário do Nordeste 

terça-feira, 11 de maio de 2021

Restaurantes e hotéis de Camocim poderão disponibilizar música ao vivo para clientes

terça-feira, maio 11, 2021
Restaurantes e hotéis de Camocim poderão disponibilizar música ao vivo para clientes


O decreto municipal que rege o comportamento e o funcionamento de comércios de Camocim possui permissão para que hotéis e restaurantes possam disponibilizar música ambiente, inclusive com músicos ao vivo. A regra vale também para os finais de semana.


O artigo 8 veda, porém, abertura de espaço para dança ou qualquer outra atividade que caracterize festa. Além disso, estabelecimentos devem disciplinar o percentual permitido para o público. O limite é 6 pessoas por mesa sem permitir pessoas em pé e com limitação de consumo no local e proibição de fila de espera.


Restaurantes poderão funcionar de 10h as 16h de segunda a sexta-feira e de 10h as 15h aos finais de semana.


André Martins

Camocim Portal de Noticias

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Academias de Camocim irão funcionar de 6h às 18h de segunda a sexta com 25% da capacidade

segunda-feira, abril 26, 2021
Academias de Camocim irão funcionar de 6h às 18h de segunda a sexta com 25% da capacidade


As academias de ginástica de Camocim obtiveram a licença do Governo Municipal para voltar a funcionar de forma gradual e com adoção de protocolos sanitários. A permissão foi detalhada em decreto publicado na noite deste domingo, 25.


As empresas poderão funcionar com 25% da capacidade no horário de 6h as 18h de segunda a sexta-feira com agendamento de horários. Além disso, todos os protocolos de higiene sanitária deverão ser adotados como uso de máscara, distanciamento mínimo permitido e uso do álcool gel. 


A decisão foi tomada após o aval do Governador Camilo Santana anunciado ontem. 


Os demais itens do referido decreto será postado na sequência. 


André Martins/Foto reprodução 

Camocim Portal de Noticias

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Prefeita de Camocim prorroga decreto e permite a entrada de hóspedes com reservas no município

segunda-feira, abril 19, 2021
Prefeita de Camocim prorroga decreto e permite a entrada de hóspedes com reservas no município

 



Em decreto publicado na noite deste domingo, 18, a Prefeita de Camocim, Elizabete Magalhães, prorrogou as medidas de isolamento social no município até 25 de abril. Na prática, permanecem vigentes todas normas do atual decreto por mais sete dias. 


No referido decreto, a Prefeita permite a entrada de hóspedes com comprovação de reservas junto a hotéis e pousadas no município, porém, mantém fechada todas as principais entradas de Camocim, proibindo o acesso de não residentes, do transporte intermunicipal, bem como vans e ônibus de excursão turística. 


O “toque de recolher” permanece instituído no horário de 20h as 5h da manhã. 


Entre os acordos pactuados na reunião do comitê de enfrentamento à pandemia em Camocim, ficou decidido que o comércio de bens não essenciais só poderá funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 14. Aos finais de semana, deverá operar por delivery. 


André Martins


sábado, 10 de abril de 2021

Prefeito de Antonina do Norte decreta lockdown completo por 10 dias

sábado, abril 10, 2021
Prefeito de Antonina do Norte decreta lockdown completo por 10 dias


O prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho, decretou lockdown no município por mais 10 dias. O decisão entra em vigor hoje (9) e vai até o dia 18. Só vão funcionar farmácias, laboratórios e posto de combustível (com restrição). Todo o comércio estará fechado.


O prefeito alega que os números da pandemia da Covid ainda assustam. Com essa medida, ele acredita que reduzirá a contaminação.


CN7

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Camilo Santana diz que decisão sobre novo decreto no Ceará será anunciada neste sábado (10)

sexta-feira, abril 09, 2021
Camilo Santana diz que decisão sobre novo decreto no Ceará será anunciada neste sábado (10)

O governador Camilo Santana informou que a decisão sobre a prorrogação do lockdown ou liberação de atividades econômicas no Ceará será divulgada neste sábado (10). Comitê que delibera sobre o combate à Covid-19 no Estado esteve reunido nesta sexta-feira (9).


"Continuaremos avaliando os termos do decreto com muito rigor e responsabilidade para o anúncio ainda neste sábado", comentou o chefe do Executivo Estadual nas redes sociais.


A definição era esperada ainda para esta sexta, mas, assim como o governador falou em anúncio na semana passada, os indicadores da doença neste momento de estabilização precisam ser avaliados com rigor.
 

Diário do Nordeste

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Novo decreto autoriza retorno de celebrações religiosas presenciais mas orienta que sejam remotas.

segunda-feira, abril 05, 2021
Novo decreto autoriza retorno de celebrações religiosas presenciais mas orienta que sejam remotas.

 


O decreto de isolamento social do Ceará, publicado na noite desse domingo (4), autorizou o retorno presencial das atividades religiosas com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo documento, contudo, o governo do Estado orienta que as celebrações sigam de maneira remota.


Esta é a única alteração feita no decreto que prorroga o lockdown nos 184 municípios até o próximo domingo (11). As demais atividades consideradas não essenciais seguem com atividades presenciais suspensas. Há possibilidade de retomada gradual dos serviços afetados a partir do dia 12 de abril. 


"Em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal proferida na ADPF n.º 701 - MG, as instituições religiosas, no período de isolamento social, poderão funcionar, no Estado do Ceará, nos termos da referida decisão, enquanto estiver surtindo efeitos", autoriza. 


Já no parágrafo seguinte, o texto frisa que "permanece a recomendação às instituições religiosas para que continuem procedendo as suas celebrações de forma virtual". 


Informações do Diário do Nordeste

sexta-feira, 12 de março de 2021

Covid-19 - Padre Evaldo cancela todas as atividades presenciais da paróquia Bom Jesus dos Navegantes de Camocim

sexta-feira, março 12, 2021
Covid-19 - Padre Evaldo cancela todas as atividades presenciais da paróquia Bom Jesus dos Navegantes de Camocim

 


O pároco da paroquia senhor Bom Jesus dos Navegantes, de Camocim, Padre Evaldo, cancelou, acertadamente, todas as atividades religiosas presenciais, inclusive os batizados que deveriam acontecer no próximo domingo, dia 14.

A decisão do sacerdote da diocese de Tianguá foi tomada obedecendo os decretos sanitários e mediante o crescimento dos casos da Covid-19 em Camocim. 



Carlos Jardel 

quinta-feira, 11 de março de 2021

Governador Camilo Santana decreta lockdown em todo o Ceará a partir de sábado

quinta-feira, março 11, 2021
Governador Camilo Santana decreta lockdown em todo o Ceará a partir de sábado


O governador Camilo Santana (PT) decretou, nesta quinta-feira (11), lockdown em todo o Ceará. A medida passa a partir de sábado (13) até o próximo dia 21 de março. Consequentemente, as medidas restritivas na Capital, vigentes até o dia 18, também serão estendidas.

Mais informações em instantes

Diário do Nordeste

Sérgio Aguiar apresenta projeto que coloca Camocim em Estado de Calamidade Pública

quinta-feira, março 11, 2021
Sérgio Aguiar apresenta projeto que coloca Camocim em Estado de  Calamidade Pública

Agora o rombo aumenta!


O deputado estadual Sérgio Aguiar apresentou na Assembleia Legislativa um Projeto - Emenda Aditiva ao Projeto  Decreto Legislativo 11/2021 -   que coloca o município de  Camocim e mais 14 municipios, até o dia 30 de junho deste ano,  em Estado de Calamidade Pública. 


O deputado, em sua justificativa, afirma que foi um pedido da prefeita Betinha. 


Alfinetada

Como é  que um município, em Calamidade Pública, cria uma Autarquia Municipal em caretear de urgência especial? Qual a relevância desta matéria neste momento de cruzes, se já existe uma pasta desenvolvendo tal serviço?. 


Gestores mal intencionados se utilizam desta "calamidade pública" para arrombar os cofres públicos, confiando no subalterno poder legislativo e na lerdeza do Ministério Público Estadual. 

Só pra lembrar: na primeira onda forte da Covid-19,  a  prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal da Saúde, mediante dispensa de licitação, alugou por R$ 230 mil, uma estrutura com mobiliário para a ampliação de leitos instalados no estacionamento da UPA 24h, para atender pacientes com Coronavírus.


Já neste ano, nos últimos 02 (dois) dias, a tenda está sendo levantada novamente... Se compra a tenda por R$ 9 mil...

Carlos Jardel








Carlos Jardel

segunda-feira, 8 de março de 2021

Decreto correto! Agora precisa de fiscalização rígida por parte da prefeita. Não pode ser um decreto "faz de conta".

segunda-feira, março 08, 2021
Decreto correto! Agora precisa de fiscalização rígida por parte da prefeita. Não pode ser um decreto "faz de conta".


Muita gente não gostou, principalmente os negacionistas que, por motivo nenhum, gostam de promover aglomerações ou perambular irresponsavelmente pela cidade, atentando contra a saúde pública. Mas o decreto rígido da prefeita Betinha, que entrou em vigor hoje (08), foi necessário para tentar conter a nova e impiedosa onda da Covid-19 no município. 


Não alimento simpatias pelo modus operandi do grupo Aguiar no tocante a politica e ao governo que ele manipula. Pelo contrário, considero, por exemplo, criminosa a gestão da saúde pública municipal, porém, o contexto que revela a cada dia o quanto o nosso sistema de saúde pública está fragilizado, incapaz de atender a demanda de doentes, outra alternativa, no momento, não resta, a não ser enrijecer as medidas de isolamento.

É claro que a prefeita precisa agilizar o processo de vacinação da população, precisa comprar respiradores, criar UTIs, precisa ser transparente com os recursos e com as demais ações de enfrentamento do vírus. E pra não esquecer: precisa ser realmente rígida com a fiscalização do cumprimento das medidas, caso contrário, nada mudará para melhor e ainda teremos um quadro  muito pior em todos os sentidos. 


O povo precisa trabalhar para sobreviver, a economia precisa "não morrer". Isso é, indiscutivelmente, correto. Mas aglomerar - como estava e está ocorrendo, mesmo antes e durante a campanha eleitoral -  não é o caminho correto. 


Quanto a economia, a prefeita Betinha, que negou o Auxilio Emergencial Municipal, precisa fazer algo. É ela que tem, em teoria, a caneta na mão. 


ladainha imprestável 

"Os governos e os políticos tem culpa, são hipócritas, corruptos, desviam verbas... O vírus entrou de férias na campanha eleitoral e blá blá blá ". Essa ladainha popular é legitima. É expressão da verdade, mas não serve pra nada neste momento. Pessoas estão morrendo e essa  "raivinha" é besta diante da morte! 


Carlos Jardel 

segunda-feira, 1 de março de 2021

Toque de recolher em Camocim aos finais de semana será da 19h ás 5h

segunda-feira, março 01, 2021
Toque de recolher em Camocim aos finais de semana será da 19h ás 5h



Em Camocim, de acordo com o decreto municipal publicado pela Prefeitura, “fica estabelecido “toque de recolher” no Município de Camocim, ficando proibida, nos dias da semana, das 20h às 5h, e aos sábados e domingos, das 19h às 5h, a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos, salvo em função de serviços de entrega, em razão de deslocamentos a rodoviária para viagens, para descolamentos a atividades previstas no § 1o, do art. 4o, deste Decreto, ou em razão do exercício da advocacia ou funções essenciais à Justiça na defesa da liberdade individual.”

Dentro do horário do “toque de recolher”, apenas serviços considerados essenciais poderão operar como urgência e emergência em saúde, transporte, funerária, imprensa, farmácias e segurança privada. As medidas têm duração de pelo menos sete dias sempre com possibilidade de prorrogação.

Camocim iniciou neste domingo, 28, a continuidade do regime de isolamento social, agora de forma mais rígida. 

 André Martins no Camocim Portal de Noticias

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Igrejas e academias de Camocim só poderão funcionar com 30% de sua capacidade

sábado, fevereiro 27, 2021
Igrejas e academias de Camocim só poderão funcionar com 30% de sua capacidade


Um dos pontos apresentados no novo decreto do Governador Camilo Santana é a redução do regime de funcionamento das academias de ginástica e atividades religiosas. Agora, os segmentos só poderão operar com 30% de sua capacidade.


No caso das academias, o decreto sugere agendamento prévio do aluno e adoção de protocolos sanitários para atividades. Antes, pelo decreto municipal, os estabelecimentos poderiam funcionar 100%.


As igrejas de qualquer denominação recomenda-se o retorno das celebrações virtuais e/ou apenas 30% da capacidade de cada templo religioso. No caso de encontros presenciais, estes devem ocorrer até as 19h.


A principal medida do decreto, além desses dois itens, é a antecipação do horário do toque de recolher no estado passando de 22hs para as 20hs.


As medidas passam a valer no ato de publicação do novo decreto previsto para este domingo, 28.


André Martins

Camocim Portal de Noticias

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Dirigir sem máscara de proteção facial pode gerar multa e pontos na CNH? Entenda

quarta-feira, fevereiro 24, 2021
Dirigir sem máscara de proteção facial pode gerar multa e pontos na CNH? Entenda



Circula no aplicativo WhatsApp a mensagem afirmando que o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, a partir desta quarta-feira (24), aplicarão multa aos motoristas - de carro ou moto - que estiverem dirigindo sem usar máscara de proteção facial. A punição, segundo o comunicado, também será aplicada aos demais ocupantes do veículo, caso eles não estejam usando o objeto.


Também de acordo com o texto que é enviado com frequência entre alguns usuários do aplicativo, a multa seria referente a R$ 128 por pessoa, e o condutor perderia três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aviso, segundo o Detran-CE, não procede.


À reportagem, o Detran informou que o então valor citado pela mensagem compartilhada e a infração referida de dirigir sem uso de itens de segurança, por exemplo, sequer estão previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 


É importante explicar que alguns estados, como o Ceará, têm leis próprias quanto ao uso obrigatório de máscaras de proteção facial, que visam o controle à proliferação do novo coronavírus, juntamente a outras medidas preventivas, como distanciamento social, uso de álcool em gel, higienização das mãos e dos produtos, etc.


O que de fato a Lei menciona?


No dia 20 de agosto de 2020 passou a vigorar a Lei Nº 17.261, que estabelece multa a quem descumprir o uso obrigatório de máscaras nos espaços públicos e privados no Estado. 


De acordo com o Governo do Ceará, multa só é aplicada se o cidadão descumprir a advertência da autoridade pública determinando o imediato uso da máscara.


Os valores variam entre R$ 100 e R$ 300 pela infração. A determinação vale enquanto perdurar o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).


Segundo o Governo do Ceará, a pessoa também pode responder criminalmente nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro, dependendo da situação verificada pela autoridade pública. 


Os crimes de infringir determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa e desobediência a ordem legal de funcionário público podem gerar penas de multa e detenção de 15 dias a um ano.


Pessoa jurídica


Os estabelecimentos comerciais que permitirem o acesso no local de quem não esteja utilizando máscara também estarão sujeitos à multa entre R$ 100 e R$ 300, por pessoa que não esteja utilizando a proteção facial. 


As empresas de grande porte podem desembolsar entre R$ 359 e R$ 1.001, caso seja verificado o descumprimento da regra de pessoas que acessem ou permaneçam no local.


Exceções


Conforme o documento emitido, não será multado a pessoa que retirar a máscara provisoriamente enquanto estiver consumindo produtos alimentícios dentro de restaurantes, bares ou estabelecimentos comerciais similares. O mesmo vale para motoristas que estiverem sozinhos no interior do veículo.


Defesa


Depois do procedimento para formalizar a infração, a pessoa será notificada, no prazo de 30 dias, a efetuar o pagamento da multa ou a apresentar defesa impugnando os termos do auto, inclusive quanto ao valor da multa e sua dosimetria. 


Caso não seja apresentada defesa no prazo estabelecido, os autos serão enviados à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para cobrança da multa, mediante inscrição em dívida ativa estadual.


A partir da segunda infração formal, o infrator será multado no valor correspondente ao dobro do valor antes aplicado, seja ele pessoa física ou jurídica.


Os valores recolhidos das multas serão revertidos ao Fundo Estadual de Saúde (Fundes), a fim de que possam ser aplicados em ações de saúde voltadas à prevenção e ao combate da pandemia da Covid-19.


Diário do Nordeste


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Novo decreto de Camilo determina toque de recolher e suspensão das aulas presenciais no Ceará

quarta-feira, fevereiro 17, 2021
Novo decreto de Camilo determina toque de recolher e suspensão das aulas presenciais no Ceará


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta quarta-feira (17), toque de recolher das 22h às 5 horas em todo o Ceará. A decisão vale até o dia 28 de fevereiro. Outra medida é a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas. E todos os espaços públicos fecharão às 17h. 

Todas as medidas valem a partir desta quinta-feira (18), com exceção das aulas - que voltam a ser exclusivamente remotas na sexta-feira (19).


O novo decreto de isolamento social estende algumas restrições definidas para o período de Carnaval, incluindo barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal, e horário reduzido de atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais. Aos fins de semana, todo o comércio só poderá funcionar até as 17 horas.


As ações valem até 28 de fevereiro


1 - Toque de recolher em todo o Ceará, todos os dias, das 22h às 5h;


2 - Comércio funcionará de segunda a sexta até as 20h. Depois deste horário, só funcionarão os que oferecem serviços essenciais;


3 - Aos fins de semana, restaurantes e estabelecimentos congêneres só poderão funcionar até 15h, e comércio, incluindo shoppings, até 17h;


4 - Espaços públicos serão fechados todos os dias a partir das 17h, com proibição de circulação;


5 - Suspensão das aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas a partir de sexta-feira (19). Atividade permanecerá apenas de forma remota;


6 - Barreiras sanitárias em Fortaleza, com fiscalização na saída e chegada do transporte intermunicipal; governador recomendará aos prefeitos dos municípios cearenses que façam o mesmo;


7 - Permissão de transporte intermunicipal, desde que haja fiscalização na entrada e na saída das cidades;


8 - Funcionalismo público atuará de forma remota, exceto as atividades essenciais;


9 - Recomendação para que o setor privado trabalhe de forma remota.


Diário do Nordeste