Saiu no blog do Eliomar: 'Prefeitura de Barroquinha teria impedido livre concorrência em concursos' - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Saiu no blog do Eliomar: 'Prefeitura de Barroquinha teria impedido livre concorrência em concursos'


A prorrogação das inscrições e a alteração de datas para realização das provas do concurso público da Prefeitura de Barroquinha, no Ceará, edital 001/2023, coincidiu com a data do concurso de duas cidades vizinhas e acabou atrapalhando a livre concorrência de candidatos que buscam as melhores oportunidades para trabalhar no serviço público. A queixa prevaleceu nas redes sociais e foi replicada por candidatos.


O edital foi aberto em dezembro de 2023 e teve a primeira alteração divulgada no dia 8 de janeiro de 2024, quando o prefeito Jaime Veras decidiu reabrir o período de inscrições para até o dia 15 de janeiro. Na ocasião, a data de realização da prova não foi alterada e permanecia para o dia 25 de fevereiro de 2024, apenas com divisão de turno para cargos de nível médio (manhã) e cargos de nível fundamental e superior para o período da tarde.


No dia 15 de fevereiro, o edital sofre a segunda alteração sob a alegação do “alto número de inscritos e limitação física para aplicação das provas em um mesmo dia”, então o prefeito decide dividir a prova objetiva em quatro datas: 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março, separando os diversos cargos de trabalho para dias diferentes.

(link: https://www.consulpam.com.br/arquivos/20240215_111915_ADITIVO%20002%20-%20BARROQUINHA%20(1).pdf)


No entanto, essa alteração fez com que a prova do dia 3 de março coincidisse com a prova do concurso público da cidade de Chaval, que convoca para os mesmos cargos e cuja convocatória foi realizada primeiro, em novembro de 2023. Vale lembrar que a distância entre as duas cidades é de apenas 13 quilômetros. Porém, a mesma data das provas inviabiliza a participação de alguns candidatos nos dois certames. (Link do edital de Chaval — https://idib.selecao.net.br/informacoes/16/)


A cidade de Granja também teve candidato reclamando da alteração nas datas das provas de Barroquinha, pois coincidia diretamente com o dia da prova objetiva do concurso dessa cidade, que inicialmente ocorreria no dia 25 de fevereiro. O concurso de Granja, divulgado em novembro de 2023, também convocou profissionais para as áreas de saúde e educação.


O prefeito de Barroquinha, Jaime Veras, ainda não deu explicações sobre o porquê das alterações, no que o Blogdoeliomar está aberto. Há, no entanto, candidatos instigando o Ministério Público sobre o caso.


Blog do Eliomar