Em aviso 'laranja', todas as cidades do Ceará podem ter chuvas intensas até terça-feira (27) - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Em aviso 'laranja', todas as cidades do Ceará podem ter chuvas intensas até terça-feira (27)


Entre esta segunda e a próxima terça-feira (27), todos os municípios do Ceará estão em aviso meteorológico de “perigo” para chuvas intensas, associadas a rajadas de vento de até 100 km/h. 


O aviso meteorológico, que coloca o Estado na cor laranja — a mais intensa é vermelha, que indica “grande perigo —, é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido na manhã de hoje (26) e válido para todas as 184 cidades cearenses.


O aviso laranja indica possibilidade de chuvas de até 100 milímetros ao dia, ou até 60 milímetros por hora. Os moradores também podem vivenciar ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.


Quando há aviso de “perigo” causado pelas condições meteorológicas, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.


Após o aviso do último domingo (25), pelo menos 6 cidades cearenses tiveram precipitações acima de 100 milímetros até as 7h da manhã de hoje, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O destaque foi para Maranguape, onde choveram 195 mm.


Para se proteger nesses cenários, a população deve ficar atenta às recomendações do Inmet:


Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; 


Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;


Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


De acordo com a Funceme, a semana se inicia com a persistência da instabilidade atmosférica sobre o estado do Ceará. “O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima à costa do estado, somado aos efeitos locais, deverão favorecer a ocorrência de áreas de instabilidade, propiciando eventos de chuvas em todas as macrorregiões do estado”, explica.


Essa instabilidade deve favorecer tempo majoritariamente nublado com chuvas de intensidade fraca a forte, com valores pluviométricos mais expressivos na porção oeste do estado, Cariri e faixa litorânea.


Diário do Nordeste