Marinha do Brasil realiza Operação Verão 2022-2023 no Ceará Com slogan "NAVSEG: você conectado a uma navegação segura" - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Marinha do Brasil realiza Operação Verão 2022-2023 no Ceará Com slogan "NAVSEG: você conectado a uma navegação segura"

Operação contará com intensificação das ações do tráfego aquaviário no litoral e águas interiores do estado.



A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), inicia, nesta quinta-feira (15), a Operação Verão 2022-2023 "NAVSEG: você conectado a uma navegação segura", com a intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.


A Operação se concentra nos meses de dezembro a março, período que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas do Ceará. Com o slogan "NAVSEG: você conectado a uma navegação segura", a Operação Verão 2022-2023 tem o propósito de criar um diálogo com a sociedade civil, principalmente, com as comunidades marítima e náutica.


De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira para os assuntos afetos à segurança da navegação, as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.


Durante a Operação Verão 2021-2022, a Capitania inspecionou 3.528 embarcações, emitiu 140 notificações para comparecimento e apreendeu 2 embarcações. Para as ações iniciadas neste ano, a CPCE e suas Agências subordinadas, em Camocim e em Aracati, estão empregando 154 militares, com o apoio de 15 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuarão em ações de fiscalização no mar e águas interiores do Ceará.


Apesar de todos os esforços concentrados durante os meses da Operação Verão, as ações educativas e fiscalizatórias não se limitam a esse período, sendo realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.


A CPCE disponibiliza os telefones 185, para Emergências Marítimas e Fluviais, e (85) 3133-5100, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.


Contato: Assessoria de Comunicação Social da Capitania dos Portos do Ceará Telefones (85) 3133-5127 / (82) 98867-7318 E-mail: patricia.pacifico@marinha.mil.br