Ataque dos EUA eleva número de mortos na Venezuela para cerca de 80, diz NYT - Revista Camocim

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Ataque dos EUA eleva número de mortos na Venezuela para cerca de 80, diz NYT



O número de mortos após os ataques militares realizados pelos Estados Unidos na Venezuela subiu para aproximadamente 80, segundo informações publicadas pelo The New York Times . Os dados são baseados em fontes venezuelanas ouvidas pelo jornal, e ainda não foram confirmados oficialmente pelo governo do país.


A ofensiva ocorreu na madrugada de sábado (3) e incluiu bombardeios em áreas estratégicas de Caracas e arredores, como parte de uma operação militar de grande escala conduzida pelos EUA. Inicialmente, estimativas apontavam cerca de 40 mortes, mas o número praticamente dobrou com o avanço das apurações.


Entre as vítimas estão civis e militares, segundo relatos preliminares. Autoridades locais alertam que o total de mortos pode aumentar à medida que equipes de resgate e levantamento de danos avancem nas áreas atingidas.


A ação militar resultou ainda na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, levados para os Estados Unidos, aprofundando a crise política e institucional no país. A vice-presidenta Delcy Rodríguez assumiu interinamente o comando do governo.


Os ataques provocaram repercussão internacional, com questionamentos sobre a legalidade da operação e alertas para o risco de escalada do conflito na América do Sul.


Carlos Jardel 

via DN