O hábito aparentemente inofensivo de levar o celular ao banheiro pode ser mais prejudicial do que se imagina. Um estudo conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos indica que o uso de smartphone enquanto se está sentado no vaso sanitário está associado a um aumento de quase 50% no risco de desenvolver problemas de hemorroida, condição que representa a terceira causa mais comum de consultas gastrointestinais ambulatoriais.
Os resultados foram publicados na revista científica Plos One. Os pesquisadores aplicaram questionários sobre o uso do celular no banheiro e investigaram hábitos comportamentais, como esforço evacuatório, consumo de fibras e prática de atividade física.
Participaram da pesquisa 125 adultos, que foram submetidos a colonoscopia de rotina entre 1º de agosto e 15 de dezembro de 2024. Desses, 43% apresentavam hemorroidas visualizadas no exame. O levantamento revela que 66% dos participantes utilizavam o celular no banheiro, seja para ler notícias, navegar nas redes sociais ou simplesmente passar o tempo.
Entre eles, a probabilidade de apresentar hemorroidas foi 46% maior em comparação com quem não tinha esse costume, mesmo após o ajuste para fatores clássicos de risco, como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), nível de atividade física e ingestão de fibras.
Via O Povo
.jpeg)
