Um homem identificado como Gerson de Melo Machado, de 19 anos, conhecido também como "Vaqueirinho", morreu neste domingo (30/11/2025) após entrar na jaula de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, também conhecido como “Bica”,em João Pessoa (PB).
Segundo a administração municipal, Gerson escalou uma parede de mais de seis metros, ultrapassou grades de segurança e usou uma árvore como apoio para invadir deliberadamente o recinto da fêmea, identificada como Leona.
Imagens gravadas por visitantes mostram o momento em que ele sobe pela estrutura lateral da jaula, entra no espaço restrito e é atacado pela leoa. As equipes de segurança do parque tentaram impedir a invasão, mas não conseguiram.
Após o ataque, o animal reagiu defensivamente. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Com a ocorrência, o Bica foi fechado temporariamente: o parque suspendeu as visitas enquanto a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e a Polícia Civil da Paraíba apuram os fatos.
Em nota, a prefeitura afirmou que, mesmo com todas as medidas de segurança atendendo às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, o que gerou o desfecho trágico. A Semam também declarou solidariedade à família da vítima.
Carlos Jardel

