O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (14) a redução das tarifas de importação de uma série de produtos, incluindo café, carne, banana, açaí e castanha-do-Pará. A medida tem efeito retroativo a partir de 00h01 do dia 13 de novembro (horário de Nova York).
Segundo a Casa Branca, o objetivo é aliviar os preços nos supermercados, diante da pressão crescente dos consumidores com o custo de vida. Também entram na lista cocos, nozes, abacaxis e abacates, itens que, segundo o governo, não são produzidos em quantidade suficiente nos EUA para atender à demanda interna.
O representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, afirmou que a medida integra a estratégia de Trump de ampliar isenções tarifárias em setores considerados essenciais.
“É um desdobramento natural do que o presidente vem sinalizando”, disse.
Apesar de defender as políticas comerciais adotadas, a administração Trump reconhece que ainda precisa agir para conter os preços que têm frustrado consumidores nos últimos anos. O presidente segue argumentando que as tarifas são compensadas por ajustes feitos pelos próprios vendedores.
Diário do Nordeste

