Uma escultura em fase de instalação no canteiro central da Rua 24 de Maio, em frente ao ponto das topiques, tem despertado a atenção e curiosidade de quem passa pelo local.
Trata-se da obra "O Aprendiz Maçônico", que "simboliza o processo de evolução do homem de sua essência bruta à busca por autolapidação e virtude, conforme os princípios da maçonaria. Representa a transformação da pedra bruta em pedra polida: um convite ao aperfeiçoamento pessoal como caminho para melhorar o mundo".
O monumento celebra os 105 anos da Loja Maçônica Deus e Camocim Nº 1. O projeto é do arquiteto Francisco Brandão, atendendo ao pedido do venerável mestre Fabiano Melo. A escultura está sendo produzida por um artista da cidade de Granja, descrito como um escultor talentoso e de grande simplicidade.
As comemorações terão início com uma sessão solene na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (1º/08), e culminarão com um grande evento maçônico no sábado (2/08), reunindo representantes da maçonaria de várias regiões.
Carlos Jardel