O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou piora no quadro clínico e permanece internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília. Segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (24), ele teve elevação da pressão arterial e piora nos exames hepáticos, o que levou à suspensão da previsão de alta, antes marcada para segunda-feira (28).
Internado desde uma cirurgia de mais de 12 horas no dia 12 de abril para tratar aderências intestinais, Bolsonaro está em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva, e segue com fisioterapia e medidas preventivas contra trombose. Visitas continuam proibidas.
Intimação do STF após live da UTI
Mesmo internado, Bolsonaro participou de uma live na terça-feira (22), diretamente da UTI, ao lado dos filhos Carlos e Eduardo, e do ex-piloto Nelson Piquet. No dia seguinte, o STF determinou a intimação formal do ex-presidente, considerando a live como prova de que ele poderia ser citado no processo.
Réu por tentativa de golpe
Desde 26 de março, Bolsonaro é réu no STF, junto com sete aliados, por suposta participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Eles compõem o chamado “núcleo 1” da trama golpista, segundo a Procuradoria Geral da República. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.
Carlos Jardel