O Ceará registrou um aumento de 599 casos de Covid-19 em uma semana (17 a 23 de novembro), acendendo um alerta para uma possível nova onda da doença. Embora o cenário seja bem diferente do pico da pandemia, sem mortes recentes, especialistas recomendam cuidados para o fim de ano. A professora Caroline Gurgel, da UFC, destaca que a Covid está apresentando um padrão sazonal e pode ter um pico em janeiro e fevereiro. Embora a maioria da população esteja "treinada" para lidar com o vírus, os grupos de risco, como idosos, devem ser especialmente protegidos.
Os cuidados básicos incluem o uso de máscaras em locais fechados como hospitais, lavagem das mãos, evitar tocar o rosto e o isolamento de pessoas infectadas. A vacinação continua sendo fundamental, especialmente para idosos e pessoas com comorbidades, para prevenir casos graves. Além disso, a cepa do vírus tem mostrado uma sazonalidade semelhante à da gripe, com variações anuais do vírus.
Os especialistas ressaltam a importância de observar sintomas graves, como falta de ar ou cansaço excessivo, e procurar atendimento médico quando necessário.
Carlos Jardel
Informações do G1Ceará