O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PT), participou nesta terça-feira (12) do evento de anúncio da ampliação dos Institutos Federais (IFs) no Brasil, ao lado do presidente Lula (PT) e ministro da Educação e grande liderança política do Ceará, Camilo Santana (PT). Evandro, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, divide com outros quatro nomes a possibilidade de disputar o pleito deste ano pela legenda. A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, é a principal concorrente de Evandro.
Nas suas redes sociais, o parlamentar, que foi líder do Governo Camilo de 2015 a 2018, divulgou vídeo no Instagram em que aparece ao lado do ex-governador. Na ocasião, Leitão afirmou que havia feito uma reivindicação para que mais IFs fossem contemplados em Fortaleza. A capital cearense, que já possuía uma unidade, vai ser agraciada com mais duas. O Ceará, como um todo, vai receber seis novos campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O ministro, ainda no vídeo, parabenizou o presidente da Assembleia pela reivindicação, “pela importância de Fortaleza, como a quarta capital mais populosa do Brasil”. No X, antigo Twitter, o presidente da Alece divulgou a foto em que aparece com Camilo e Lula.
Além de Evandro e Luizianne, outros três agentes políticos se posicionam como postulantes do partido ao pleito em Fortaleza. Os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza; e o ex-deputado federal e atual assessor especial para assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.
Guilherme Sampaio, deputado que tem como uma de suas principais pautas a educação, também divulgou em suas redes sociais, imagens do evento em que Lula anunciou as novidades para os novos campi do IF. “Acredito firmemente que a Educação é o alicerce sobre o qual construímos nossos sonhos e aspirações. Esta notícia enche meu coração de esperança e de orgulho por fazer parte desse projeto político”, escreveu o parlamentar.
PRAZO PARA DEFINIÇÃO
Em um impasse que já vem se estendendo desde o ano passado, o prazo limite estipulado pelo PT Municipal para a definição do nome que vai representar o partido nas Eleições de 2024 em Fortaleza foi o dia 21 de abril. O Diretório Municipal de Fortaleza, órgão a qual é de competência definir o candidato, deve reunir dois terços dos seus integrantes – 31 de 46 – para que um dos cinco pré-candidatos seja escolhido.
Conforme ficou acordado, a entidade municipal deverá realizar uma reunião nesta quarta-feira (13), caso tal número e, consequentemente, o consenso não seja alcançado até a data. Na ocasião, o órgão vai definir se a escolha do candidato será por meio das prévias, onde todos os filiados ao PT de Fortaleza escolhem o seu representante, ou dos encontros municipais, onde seriam eleitos no mínimo 184 delegados, que votariam pelo nome. O governador Elmano de Freitas (PT), baseado em uma recomendação da Executiva Nacional do PT, defendeu a realização dos encontros.
Como lembrou o chefe do Executivo estadual, “o PT Fortaleza nunca realizou prévias”. Ele destacou os processos de escolha da candidatura desde 2004, ocasião, inclusive, em que Luizianne foi lançada para a Prefeitura, onde venceu a disputa para o seu primeiro mandato como prefeita. De acordo com Elmano, a defesa pelo encontro ocorre para que o partido “não tenha sequelas e traumas internos”.
Leia mais | “Eu não tenho nenhuma manifestação de apoio a nenhuma pré-candidatura do PT”, diz Elmano
O Diretório petista de Fortaleza definiu como será o calendário na escolha dos dois processos:
Encontro
- Inscrição das chapas de delegados – 27 de março;
- Votação dos filiados para a escolha dos delegados – 7 de abril;
- Encontro dos delegados para fazer a definição – 21 de abril;
Prévias
- Inscrição das chapas – 25 de março;
- Primeiro turno – 7 de abril;
- Segundo turno – 21 de abril.
Opinião CE