Camocinense concorre ao prêmio de melhor professor de matemática do Brasil - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 22 de março de 2024

Camocinense concorre ao prêmio de melhor professor de matemática do Brasil


A soma de uma boa didática com a utilização de recursos tecnológicos fez com que um cearense ficasse entre os finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMBr). A premiação reconhece professores com excelente desempenho em sala de aula e divulgará os vencedores da categoria ouro em um evento online no dia 27 de março.


Professor da rede estadual do município de Camocim (CE), há 20 anos, Clairton Lourenço Santos está entre os finalistas, sendo o único representante do Estado. Com 20 professores na fase final, a Olimpíada irá selecionar 10 para um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, na China, no mês de outubro.


Os premiados terão a oportunidade de conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China. Após a viagem, cada professor irá ministrar 5 workshops entre 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação. 


FRUTOS DA PANDEMIA


Clairton ganhou destaque após apresentar um trabalho desenvolvido durante a pandemia de covid-19. Em meio ao isolamento social, o professor criou em 2020 o canal “Matemática Inesquecível” no YouTube para auxiliar os estudantes no aprendizado de matemática através da internet.


Estamos na era digital, da informação


O professor já publicou cerca de 1,2 mil vídeos no canal e acumula mais de 5 mil inscritos. Ele encara a colocação na Olimpíada como um reconhecimento pelo trabalho realizado nas duas décadas em que atua na rede pública estadual.


"A gente se dedica no dia a dia na sala de aula. É uma tarefa nobre, mas com muitos desafios. Ter o reconhecimento do nosso trabalho é muito gratificante", declara.


SOBRE A OLIMPÍADA


Em sua 1ª edição, a OPMBr surgiu a partir de um grupo engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Através de três categorias (ouro, prata e bronze), a premiação reconhece o desempenho de professores de matemática do ensino médio de todo o Brasil.


Membro do Conselho Gestor da Olimpíada


O processo seletivo contou com três etapas. Cerca de 600 professores concorreram na primeira fase, onde precisaram passar por uma prova de matemática e avaliação didática.


A segunda etapa foi disputada por 67 candidatos, que precisaram preencher um questionário sobre os métodos utilizados em sala de aula e enviar vídeos demonstrativos. Foi nessa fase que Clairton apresentou o projeto desenvolvido na pandemia.


Por fim, a terceira etapa foi composta por uma entrevista com o Comitê Acadêmico. Foram entrevistados 20 candidatos, incluindo o professor cearense, e no dia 27 de março será divulgado o resultado final.


Diário do Nordeste