A pergunta que não quer calar: quem é o dono da vaca, que pensa que a Marilago é extensão do seu curral? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 18 de março de 2024

A pergunta que não quer calar: quem é o dono da vaca, que pensa que a Marilago é extensão do seu curral?

O que fizeram do Termo de Ajustamento de Conduta?


Na noite de ontem, domingo (18), a vaquinha da foto foi morta, atropelada por um carro, na conhecida Avenida Marilago, em Camocim. Os animais não humanos, que dirigiam o veículo, não morreram e, pelo menos pela imprensa local, não foram identificados até o momento. No entanto, a pergunta que não quer calar é: a quem pertencia à vaquinha?


Sim, a resposta interessa. Não apenas para questões de arcar com “prejuízos do carro”, caso seja necessário, mas, principalmente, para que seja responsabilizado pelo fato de crer, 'descaradamente', que a rodovia é extensão de seu curral e que, por tanto, pode criar gado livremente no asfalto. 


O antigo problema foi discutido em abril do ano passado (2023), ocasião em que o Promotor de Justiça, na época, Rodrigo Calzavara, apresentou um Termo de Ajustamento de Conduta em uma Audiência Pública, realizada com vereadores, uma representante do Detran, a Procuradoria do Município, Sindicato Rural, Associação dos Criadores de Gado de Camocim e Associação dos Moradores da Praia do Maceió.


Alguém assinou o Termo? Não se sabe! O que se sabe é: o documento, pelo menos até agora, não serviu para nada.




Impressões da Audiência


1 - os vereadores da prefeita queriam acusar o Estado. Em outras palavras, disseram que a culpa dos animais soltos na rodovia não é dos seus respectivos donos, mas sim do Estado, por meio do Detram, que é negligente. 


2 - os vereadores da prefeita deixaram claro que é muito melhor culpar o Estado do que os donos de gados. 


3 - do nada proposto pelos vereadores da prefeita, a intensão de criar gado solto em Camocim foi o que mais ficou evidente. 


Carlos Jardel