Saúde Mental em Camocim: convite para uma palestra sobre Ansiedade e Depressão! - Revista Camocim


Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Saúde Mental em Camocim: convite para uma palestra sobre Ansiedade e Depressão!



Por Frota Neto


Volto ao tema, antes de tudo, convidando o caro leitor desta coluna e deste blog para participar no próximo sábado, dia 26, de uma palestra sobre saúde mental, que abordará o tema “Ansiedade e Depressão; Cuidados e Prevenções”. O evento se realizará a partir das 16h, no Auditório da 4.º CREDE, em Camocim. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do link https://forms.gle/nv3bYAVUH8CRTA ou por telefone/WhatsApp: (85) 9 8139 5301.


A promoção do evento tem a nossa parceria, por meio do Grupo Cuidar, com o grupo Psicólogos Brasil, visando colaborar com a população de Camocim em um problema grave, que atinge milheares de pessoas em nosso município e no mundo inteiro. 


No dia 1 de agosto publiquei uma coluna tratando deste tema [Leia AQUI]lembrando dos muitos e lamentáveis registros de pessoas com quadros graves de ansiedade e depressão. Inclusive, existem também muitos registros de pessoas que já praticaram suicídios, algumas, graças a Deus, escaparam da morte, enquanto outras sofrem com essas doenças mentais sem ao menos saberem que estão adoecidas. 



Identificar as doenças e saber como lhe dar com cada uma é fundamental no tratamento, que precisa ser acompanhado por profissionais médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes socais, terapeutas e outros. E por isso é importante que a gestão municipal fortaleça os equipamentos da saúde mental para garantir o direito das pessoas, principalmente das mais pobres. 


Ainda na coluna do dia 1º, provoquei as autoridades públicas para descruzarem os braços diante do sofrimento e da morte dos camocinenses, e eis que li recentemente nos noticiários locais que o Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Camocim, ingressou com um Ação Civil Púbica para a prefeitura realizar um concurso público para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município, quais sejam: CAPS-II e CAPS AD-II.


É uma ótima notícia! A melhor dos últimos anos, isto é: tratando-se de saúde mental em Camocim, haja constatado o deficiente atendimento dos CAPS. Parabéns ao Ministério Público, ao promotor de Justiça Dr. Rodrigo Calzavara pelo empenho.


Agora, resta aguardar com fé a decisão da Justiça e o comportamento da Prefeita de Camocim.