Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta (3); acompanhe ao vivo - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta (3); acompanhe ao vivo


Cristiano Zanin, de 47 anos, tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3), no Plenário da Corte, em Brasília. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-advogado ocupa a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski e pode ficar no cargo por 28 anos, até 2050.


Estão presentes à cerimônia o presidente Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-ministros e outras autoridades dos três poderes.


Zanin herda cerca de 500 processos de Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.


INDICAÇÃO


Em junho deste ano, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal, após ser sabatinado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa. Os parlamentares indagaram o advogado por quase oito horas sobre temas que variaram desde a relação com o presidente Lula — de quem fez a defesa em processos ligados a operação Lava Jato — até a opinião sobre assuntos como a descriminalização da posse de drogas, o aborto e o Marco Temporal.


HISTÓRICO NA ADVOCACIA


Zanin é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Natural de Piracicaba, no interior de São Paulo, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais. 


O advogado e a esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, possuem um escritório com sedes em São Paulo e Brasília. Valeska é filha de Roberto Teixeira, membro fundador do PT e já defendeu Lula em ações.


Diário do Nordeste