Por que a maioria dos pais perderam o controle disciplinar dos filhos ? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 4 de maio de 2023

Por que a maioria dos pais perderam o controle disciplinar dos filhos ?

Por Irmão José de Oxóssi

Essa é uma questão social que divide opiniões e nos leva, ao mesmo tempo, para o campo da reflexão sobre a evolução tecnológica, em que nossos filhos vivem habitualmente, conectados com   o mundo virtual.


Já não existe mais aquela boa conversa durante as refeições, e talvez, nós - muito embora afogados nas correias do cotidiano, em busca do sustento das nossas famílias, numa batalha nada é fácil - tenhamos nossa parcela de culpa. 


A boa conversa no decorrer das refeições é um momento rico, em que pais e filhos podem debater assuntos do convívio familiar. 


Tudo isso já deixou de existir em muitos lares. E a coisa mais importante numa família é o diálogo construtivo. A ausência desses momentos, talvez, seja um dos motivos pelo qual nossos filhos se tornaram reféns da tecnologia, deixando de lado esses valores tão importantes.


Por tanto, converse com seu filho após o dia de trabalho. Você, pai e mãe, participe das tarefas escolares do seu filho, e com essa interatividade gere valores na concepção do seu filho.


Procure saber que tipo de pessoas estão no seleto grupo de amizades do seu filho, com quem ele anda, quais ambientes frequenta, e jamais perca a autoridade de pai e mãe.


Enquanto eles estiveram debaixo do mesmo teto, sustentados com o suor do seu trabalho, o respeito será sempre prioridade no lar.


Não há necessidade de egressão física, o que deve prevalecer na educação do seu filho é o diálogo sincero e objetivo de pai e mãe. 


É preciso que os pais se entendam enquanto base fundamental da educação evolutiva dos seus filhos. 


É através da educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.


Os filhos são como as águias, ensinarás a voar, mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos.


A maior missão dos pais é exatamente isso: preparar os filhos para a vida. E quando eles se tornam adultos, decididos e capazes, com suas asas prontas para o voo, é o momento em que os pais deverão permitir, esse grande voo de suas vidas.  


Todas as disciplinas que nossos filhos recebem, quando em processo de crescimento, ficam registrados em suas memórias.


Os aprendizados, diretrizes e princípios familiares farão de nossos filhos grandes homens e mulheres, verdadeiros cidadãos. 


Na vida, não precisamos acertar sempre, mas, a cada dia, errar menos.


É necessário que, com cada erro, aprendamos o máximo possível, para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis, das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.


Irmão José de Oxóssi, o seu orientador espiritual.