A certeza e as dúvidas sobre a sucessão em Fortaleza após a convenção do PDT - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 18 de abril de 2023

A certeza e as dúvidas sobre a sucessão em Fortaleza após a convenção do PDT



A convenção do PDT realizada no último sábado (15), em Fortaleza, deixou uma certeza e algumas interrogações. Na Capital, sob comando de Roberto Cláudio, o diretório está unido e apoiando o nome do prefeito José Sarto à reeleição. Isso está claro. Por outro lado, o ato apenas confirmou a divisão na Legenda. Os interesses parecem inconciliáveis e é aí que nascem os questionamentos. 


O racha entre PT e PDT na última eleição deixou, como era previsível, sequelas. O grupo que comanda o diretório municipal está alinhado a Sarto, Roberto e Ciro. Entretanto, a bancada estadual do partido, por maioria, está mais próxima do governo Elmano de Freitas (PT). Fala-se que a maioria dos prefeitos do Interior também estão, ao lado de Cid Gomes, Camilo Santana e Evandro Leitão. 


Está evidente, pelos últimos acontecimentos, que o presidente das Assembleia não tem clima para continuar do PDT. A questão que se coloca é: para que partido iria e quem, do PDT, vai acompanhar.


Evandro é apontado nos bastidores como o nome mais forte próximo ao ministro Camilo Santana para a disputa da Prefeitura da Capital. 

A questão partidária é um gargalo. Nos bastidores, lideranças ventilam a possibilidade de que um grupo de pedetistas, insatisfeito com os embates internos, migre para PSB ou Republicanos. Essa tese, porém, esbarra na insegurança que a migração geraria pela inconstância dos comandos nacionais das duas legendas. 


A ida de Evandro ao PT é uma possibilidade. Entretanto, há considerações a serem feitas. Aceitará o PT a entrada de um novo filiado, sem tradição no partido, para ser candidato à prefeito da maior Cidade do Estado? A conferir.


É bom lembrar que, na Capital, há um grupo coeso, sob comando de nomes como Luizianne Lins e Guilherme Sampaio – base de militância do governador Elmano – que não se curvou aos interesses do comando estadual quando Camilo era governador. 


POSIÇÃO DE CID GOMES 


Outro ponto de interrogação neste cenário é a posição do senador Cid Gomes. Ele encontra-se no grupo que deseja uma “reconciliação” com o PT no Estado. Entretanto, para o momento, parece pouco provável que o parlamentar deixe o PDT para tentar liderar um grupo que, invariavelmente, baterá de frente com o irmão Ciro. 


Além do mais, também nos bastidores, todos sabem que a relação de Cid e Evandro não vem bem desdes a montagem do governo Elmano, em dezembro.


O sumiço na última eleição estadual, sob alegação de não concordância com a indicação de Roberto Cláudio como candidato, serviu de justificativa. Não me parece que um novo afastamento em 2024 será perdoado pela história política do senador.


Diário do Nordeste