Sema realiza nesta semana oficinas para construção projeto de gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 13 de março de 2023

Sema realiza nesta semana oficinas para construção projeto de gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara

Primeira oficina será realizada no Guriú, quinta-feira 16



A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) começa discutir, de forma participativa, a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara, resultado da parceria do Governo do Estado do Ceará com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Dia 16 de março começam as oficinas de elaboração do projeto para a gestão compartilhada do Parque Nacional, uma Unidade de Conservação (UC) federal, com poligonal totalmente inserida em território cearense.


A primeira oficina acontece na próxima quinta, às 15h, na Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Estela Rocha Aguiar, no Distrito de Guriú, em Camocim. A segunda, no dia seguinte, 17 de março, às 8h, na sede da Associação Comunitária do Preá, em Cruz, e a terceira, também dia 17, às 18h, na Escola de EEEP Sandra Carvalho Costa, em Jijoca de Jericoacoara.


Para a titular da Sema, Vilma Freire, a participação do maior número de pessoas é fundamental, pra a tomada de decisões assertivas. “Com as oficinas, estamos promovendo uma abertura de diálogo propositivo com as comunidades tradicionais, com as do entorno e com todas as partes interessadas, que passarão a entender a importância e impactos positivos da gestão compartilhada”, afirma Vilma.


Sema faz gestão de 39 UCs

A Sema, criada em 2015, é responsável pela gestão de 39 unidades de conservação estaduais e um corredor ecológico. Firmar uma parceria com a sociedade é fundamental para efetivar ações nas UCs, visto que oportunizam iniciativas locais e fomentam a responsabilidade socioambiental nessas áreas protegidas. “Essa integração pode aprimorar a gestão do Parque Nacional, mediante a execução de projetos que se destinam ao incentivo e execução da proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, bem como à realização de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, monitoramento, manutenção e outras atividades correlatas”, explica Vilma.


SERVIÇO


Oficinas de Elaboração do Projeto de Gestão Compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara


Dia: 16 de março de 2023 (quinta-feira)

Hora: 16h


Local: Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Estela Rocha Aguiar

Endereço: Córrego do Braço, s/n, Distrito de Guriú, município de Camocim.


Dia: 17 de março de 2023 (sexta-feira)

Hora: 8h

Local: Sede da Associação Comunitária do Preá

Endereço: Avenida Central S/N – Praia do Preá , município de Cruz.


Dia: 17 de março de 2023 (sexta-feira)

Hora: 18h

Local: Escola Estadual de Educação Permanente (EEEP) Sandra Carvalho Costa

Endereço: Prefeito Sérgio Herrero Gimenez, nº 1581 – Centro, município de Jijoca de Jericoacoara.


Fonte:Sema