Frota Neto: Camocim já merece, há muitos anos, um projeto de desenvolvimento econômico. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 27 de março de 2023

Frota Neto: Camocim já merece, há muitos anos, um projeto de desenvolvimento econômico.



Por Frota Neto 


Não é de hoje que Camocim segue vivendo um de seus maiores dilemas: a inércia econômica a qual fora submetido.


Por ocupar lugar de destaque na macrorregião do litoral oeste, sendo protagonista na 4° região administrativa do Estado e já contar com quase 65 mil habitantes, Camocim ja merece, há muitos anos, um projeto de desenvolvimento econômico. E olha que não mencionei aqui a posição estratégica do município, nem as características naturais dadas pelo Criador.


A impressão que dá, é que todos os pólos de potencial econômico rumam para o horizonte do progresso, e Camocim insiste em trafegar justamente pelo lado oposto. Mas isso, acreditem, não é uma consequência fatalista do destino da nossa bela cidade. É produto da ingerência da gestão do município, institucionalmente representada pela Prefeitura Municipal.


A Prefeitura não consegue implantar uma política consistente de geração de emprego e renda, e isso espelha, em todos os prazos, o atraso sob o qual vive nossa terra.


Nesse bonde, já caminharam muitas promessas, de todos os moldes e tamanhos. Quem não lembra do tal estaleiro prometido há 10 anos ? A conversa era que a ação geraria em cadeia cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.


Hoje, o que se consolida cada vez mais é apenas a concepção de que esta não passou de mais uma promessa eleitoreira. Assim como a implantação de uma fábrica, verbalizada aos quatro ventos pelo próprio secretário de turismo e desenvolvimento econômico, que mais tarde acabou virando meme.


Sem duvidas,  geração de emprego e renda em Camocim é um assunto caro, que significa a libertação do povo dos grilhões politicos. É o processo natural do progresso: uma vez livre, o povo escolhe melhor os condutores da máquina pública, que tende a elevar  o município à patamares mais elevados.  A condição contrária, lógico, não pode ser outra coisa , a não ser escravidão.  


É preciso superar esses gargalos. Camocim merece ser levado mais a sério, sobretudo no tocante a esse tema. Potencial nunca nos faltou. Nos falta visão estratégica, projeto e gestão. Além de uma boa dose de coragem dos que nos representam.


Frota Neto 

Empresário camocinense