A Copa do Mundo de 2022 chegou ao fim. Após 64 jogos e 28 dias, o principal torneio da Fifa terminou com o título da seleção da Argentina, em uma das melhores finais de todos os tempos contra a França, neste domingo (18). E essa história foi contada com diversos destaques individuais.
A entidade elegeu o argentino Lionel Messi como o Bolo de Ouro da competição, mas a Coluna vai além: definimos a Seleção da Copa. A opinião é subjetiva, mas considera grandes campanhas como Marrocos, o 1º time africano semifinalista na história.
Infelizmente, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, não encantou e, por isso, não tem representantes. Assim, a lista final tem quatro países: Argentina, Marrocos, Croácia e França.
SELEÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2022
GOL - Bono (Marrocos)
LAD - Hakimi (Marrocos)
ZAG - Upamecano (França)
ZAG - Gvardiol (Croácia)
LAE - Theo Hernández (França)
VOL - Amrabat (Marrocos)
VOL - Enzo Fernández (Argentina)
MEI - Luka Modrić (Croácia)
ATA - Messi (Argentina)
ATA - Griezmann (França)
ATA - Mbappé (França)
TEC Lionel Scaloni (Argentina)
Na defesa, o goleiro Bono entrou para a histórica como um dos líderes de Marrocos. Contra a Espanha, foi importante na disputa de pênaltis e sofreu apenas um gol (contra) até a eliminação para a França nas semifinais, sendo um símbolo dessa seleção.
Na zaga, a dupla é formada por Upamecano e Gvardiol. Jovens e rápidos, foram importantes na trajetória das duas equipes, se destacando individualmente em cada uma das seleções. Na direita, Hakimi surge como um dos nomes históricos de Marrocos, enquanto Theo permitiu a evolução da França até a final.
No meio-campo, Modric liderou a Croácia aos 37 anos, se multiplicando em campo. Enzo Fernández (20), a revelação do Mundial, foi o trunfo da metamorfose argentina até o título. Já Amrabat chamou a atenção pelo vigor físico e a imponência no gramado.
O ataque tem Messi, o melhor da Copa: sete gols e três assistências. O craque Mbappé aparece como artilheiro e protagonista digno de um hat-trick na final. E fechamos com Griezmann, também líder de passes para gol e o maestro dos vice-campeões.
O treinador é o argentino Lionel Scaloni. Após a derrota na estreia para a Arábia Saudita, reinventou a Argentina a cada partida. Mudou esquema, alterou o time titular e se adaptou de acordo com o adversário. Teve coragem para mudar quando necessário, sendo coroado com o título mundial.
MENÇÕES HONROSAS
GOL - Livaković (Croácia)
GOL - Emiliano Martínez (Argentina)
ZAG - Romain Saïss (Marrocos)
VOL - De Paul (Argentina)
VOL - Jude Bellingham (Inglaterra)
MEI - Bruno Fernandes (Portugal)
ATA - Ziyech (Marrocos)
ATA - Harry Kane (Inglaterra)
TEC - Walid Regragui (Marrocos)
PREMIAÇÃO DA FIFA NA COPA DO MUNDO DE 2022
Bola de Ouro: Lionel Messi (Argentina)
Bola de Prata: Kylian Mbappé (França)
Bola de Bronze: Modric (Croácia)
Revelação: Enzo Fernández (Argentina)
Luva de Ouro: Emiliano Martínez (Argentina)
Chuteira de Ouro: Kylian Mbappé (França)
Diário do Nordeste