Intrigante: Secretaria da Educação de Barroquinha suspende aulas presenciais nas escolas durante prova do Spaece 2022. Por que? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 29 de novembro de 2022

Intrigante: Secretaria da Educação de Barroquinha suspende aulas presenciais nas escolas durante prova do Spaece 2022. Por que?



Hoje é dia de prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, conhecido como Spaece. E apesar de ser um dia especial, as escolas permanecem com suas atividades normais. Apenas as turmas avaliadas,  precisam, logicamente, alterar a rotina por conta da aplicação da prova. Certo? Resposta: certo, menos para o município de Barroquinha, que resolveu, pela primeira vez, cancelar as aulas para receber apenas as turmas a serem avaliadas, com a justificativa de que "as escolas não possuem salas suficientes para a organização de todos os alunos selecionados para a prova".





Aulas normais apenas nas escolas em que os alunos não realizarão as provas.


Hoje [29] na Escola Francisco Benicio, as aulas foram canceladas nos turnos manhã e tarde.


Na José Augusto as aulas da tarde foram canceladas, e na Santa Adelaide os alunos foram dispensados pela manhã. 


Na Escola Manoel Costa Viana, pela manhã, apenas os alunos o 2° ano estiveram na escola realizando a prova. E a escola da comunidade Curiamãs não funcionou no turno da tarde.


Amanhã, quarta-feira [30], a previsão é de que as escolas com turmas de 5° ano também tenham as atividades suspensas para atender apenas os alunos que irão realizar a prova.


O intrigante de tudo isso é que até mesmo parte dos servidores que trabalham nas administrações escolares  - os eleitores de Ademar - foram dispensados. Ficaram nas escolas apenas os de confiança do prefeito Jaime Veras.


E por falar no prefeito, mas intrigante ainda é o fato dele ter tirado o dia para passear nas escolas. 


Só para lembrar, nos governos Ademar, tudo ocorria normalmente nas escolas, sem a necessidade de dispensar as turmas e gestões escolares, inclusive sobre fiscalização da coordenadora da 4ª Crede, a professora Elvira, quer visitava as escolas. 


O modus operandi do Jaime Veras, na  aplicação da prova do Spaece 2022, em Barroquinha, é estranho, levanta suspeitas...


No mínimo abre precedentes para questionar: vão ensinar as respostas das provas, por isso isolaram os alunos?  Por que nas edições anteriores não existiu isso? 





Informações complementares adicionadas às 16h34min


Carlos Jardel