Quartel Militar do Corpo de Bombeiros de Camocim receberá o nome da "Subtenente Ivonilde Pereira da Costa". - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 31 de maio de 2022

Quartel Militar do Corpo de Bombeiros de Camocim receberá o nome da "Subtenente Ivonilde Pereira da Costa".

Na foto: Subtenente PM Ivonilde, sua filha Dra Fernanda Cardoso e seu irmão Sgt PM Roberto


Merecidamente, o prédio onde funcionará o Quartel do Corpo de Bombeiros Militares, em fase de construção no município de Camocim, trará o nome da Subtenente da PMCE, Ivonilde Pereira da Costa.  


O projeto de lei de autoria do Deputado Sérgio Aguiar, fora aprovado por unanimidade na Assembleia dos Deputados do Estado do Ceará no dia 18 maio, para tanto, antes de tudo, saberemos um pouco da honrosa biografia desta guerreira, exemplo de profissionalismo e de resistência ao vírus Covid-19. 


"Ivonilde Pereira da Costa, nasceu em 30 de dezembro de 1971 em Fortaleza-Ceará. Filha de Maria Francinete Pereira da Costa e João Evangelista da Costa. Em 1979, seus pais escolheram Camocim para residir com ela e seu irmão Roberto Pereira da Costa. Iniciando sua vida escolar no Colégio Instituto São José, posteriormente formou-se em pedagogia no até então Colégio Estadual Padre Anchieta, profissão esta que se dedicou com louvor o sacerdócio de lecionar nas escolas municipais desse município. Em meados do ano 1990 causou-se com Francisco Cardoso do Nascimento Júnior no dia 23 de abril de 1991, realizou o sonho em ser mãe, nasceu sua filha Fernanda da Costa Cardoso.  




No ano de 1994, implantava-se pioneiramente no Estado do Ceará, a Companhia de Polícia Militar Feminina e Ivonilde prestou concurso público para ingressar nos quadros militares, obtendo êxito, e em 02 de janeiro de 1995, incorporou na referida fileira como soldado. Desde então, esta dedicou sua vida a PM, morou e trabalhou ostensivamente em Fortaleza, concluído curso de Motociclista Operacional, tinha uma verdadeira paixão por motos. Já em 02 de novembro de 1997, foi transferida para a então 3ªCIA/3ºBPM, retornando para Camocim, indo trabalhar na parte administrativa do quartel, mas sua paixão sempre foi trabalhar na parte ostensiva, não deixando de tirar seus serviços ostensivos nas ruas de Camocim. Ivonilde prestou vestibular na Universidade Vale do Acaraú - UVA, no município de Sobral, obtendo êxito, sendo aprovada para o curso de Ciências Contábeis. 

Em sete de julho de 2004 e Ivonilde obteve o certificado de conclusão do Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD, onde levou tal programa para as escolas de Camocim, beneficiando inúmeras crianças e adolescentes. 


Em 24 de maio de 2013, foi promovida por antiguidade a graduação de Cabo da Polícia Militar.  


Sua Ficha militar era robusta de elogios e em 22 de maio de 2014, esta foi agraciada com a medalha José Martiniano de Alencar por ter prestado relevante serviço a Polícia Militar do Estado do Ceará e a causa da segurança, sendo tal condecoração uma das mais honrosas da Polícia Militar. 


Em 24 de dezembro de 2015, foi promovida a graduação de primeiro sargento da Polícia Militar por critério de antiguidade. 


Em 24 de dezembro de 2019, foi promovida a Subtenente da Polícia Militar por critério de merecimento. 


Em março de 2020, veio a pandemia. Ivonilde intercalava seus serviços administrativos com a parte ostensiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19, atuando na linha de frente, fazendo pessoas e estabelecimentos cumprirem os decretos, mas em março de 2021, esta guerreira infelizmente contraiu o vírus da covid-19, lutou pela sua vida durante 16 dias de internação hospitalar, vindo a falecer em 24 de março de 2021 no Hospital Regional de Sobral. 


Ivonilde deixou o seu legado de mulher guerreira, lutou bravamente durante toda sua estadia aqui na terra para ser aceita em uma profissão que majoritariamente é masculina, seu amor e dedicação a Polícia Militar jamais será esquecido, permanecendo na memória dos camocinenses como verdadeira figura inspiradora."


Pelas razões expostas, contamos como apoio de nossos ilustres pares para a aprovação desta proposição para prestar a devida homenagem a esta cidadã. 


Camocim Policia 24h