Fortaleza é o primeiro clube do Nordeste a se classificar para a Libertadores na era dos pontos corridos - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 4 de dezembro de 2021

Fortaleza é o primeiro clube do Nordeste a se classificar para a Libertadores na era dos pontos corridos

 


O Fortaleza fez história na noite desta sexta-feira (3), com a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude-RS na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A. Isso porque, além de ter assegurado uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o leão foi o primeiro clube do Nordeste a conseguir tal feito na era dos pontos corridos do brasileirão.


A última vez em que um clube da Região disputou o principal torneio do Continente Sul-americano foi no ano de 2009, com o Sport-PE. Porém, na época, o leão da ilha conseguiu a classificação após conquistar a Copa do Brasil no ano anterior. Pelo Campeonato Brasileiro, o último nordestino na competição foi o Bahia, quando conquistou o título nacional de 1988, há mais de 30 anos. Contudo, na época, o formato de pontos corridos ainda não era utilizada.


Outros clubes do Nordeste chegaram a fazer boas campanhas no brasileirão como o Vitória-BA, em 2013, quando terminou na quinta colocação ou o Sport, em 2015, que terminou em sexto. Entretanto, em ambas as épocas, apenas os quatro primeiros colocados se classificavam para a Libertadores.


A participação do Fortaleza na Libertadores será a sétima de um clube do Nordeste, e a primeira de um time cearense. Porém o arquirrival do leão, o Ceará, também pode “beliscar” uma vaga no torneio continental ainda nesta edição do Campeonato Brasileiro. Os outros clubes da região que participaram da competição foram o Bahia, em três oportunidades, o Sport, em duas, e o Náutico-PE, em uma.


Futebol cearense em alta


É bem verdade que clubes dos estados da Bahia e Pernambuco conseguiram tal feito bem antes do Fortaleza. Porém, caso o Ceará também consiga se classificar para a Libertadores, os dois principais clubes do Estado disputarão o torneio continental na mesma edição. Além disso, leão e vovô já estão matematicamente garantidos na Série A e em algum torneio sul-americano (Libertadores e Sul-Americana).


Por outro lado, Sport e Bahia, os outros dois nordestinos na primeira divisão, brigam contra o rebaixamento para a Série B. O leão da ilha já foi rebaixado, enquanto o esquadrão está com 77.4% de chances de cair para a segunda divisão.


Parabéns, leão!


Após a conquista leonina, o governador Camilo Santana (PT) utilizou as redes sociais para parabenizar o Fortaleza pela conquista inédita. “Dia histórico para o futebol cearense! Fortaleza E.C. garantido na Copa Libertadores de 2022. Parabéns a todos os jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida leonina pela vaga. Boa sorte ao Leão do Pici na disputa do principal torneio sul-americano no próximo ano”, escreveu.


Ceará News 7