Seminário debate em Camocim impactos de projetos eólicos no mar - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Seminário debate em Camocim impactos de projetos eólicos no mar

 Evento organizado pela Caritas Diocesana de Tianguá, UFC  e IFCE 




O Seminário Integrativo sobre Projetos de Energia Eólica Offshore está sendo realizado no Auditório do Instituto Federal do Ceará - IFCE Camocim, e conta com a participação de ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos das Comunidades Praianas do Município de Barroquinha,  organizações da Igreja, secretarias municipais, sindicatos e  representantes do legislativo municipal.  


O Evento,  organizado pela Igreja Católica através da Caritas Diocesana de Tianguá, em parceria com o LABOCART- Laboratório de Geoprocessamento e  Cartografia Social da UFC  e o IFCE Campus Camocim, contou a presença do bispo diocesano Dom Edmílson, que fez a abertura dos trabalhos, falando que a questão da Casa Comum "tem sido uma preocupação da Igreja". 


"O Papa Francisco tem se destacado muito, a nível mundial, chamando a necessidade de desenvolvermos a  economia solidaria e o desenvolvimento sustentável", disse o Bispo, frisando um dos documentos escritos pelo Papa, a "Laudato si, que levanta a nível  mundial, a necessidade de um debate mais claro e alicerçado sobre tudo na preocupação com as pessoas".


"A Igreja nunca foi contra o desenvolvimento, desde que tenha em vista o bem comum, o bem das pessoas", destacou o líder religioso da Igreja diocesana de Tianguá  citando ainda trechos do documento  do Papa Francisco:  O urgente desafio de proteger a nossa casa comum, inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral". 


Pela manhã o seminário foi marcado por uma  roda de conversa sobre o Patrimônio Natural Submerso e Década dos oceanos, com o professor Dr. Pedro Bastos de Macedo Carneiro, da Universidade Federal do Piaui - UFPI, seguido de um debate sobre a criação de um conselho ampliado para pautar a problemática na sociedade e uma palestra com a Dra. Adryane Gorayeb, da Universidade Federal do Ceará - UFC, sobre "conhecer e entender o projeto eólicas no mar, com foco nos impactos diretos e indiretos desse empreendimento. 


Para o restante do dia ainda  está prevista uma análise e discussão dos aspectos levantados pelo Estudo de Impactos Ambientais  e o encaminhamentos de compromissos a serem assumidos pelas entidades  participantes do seminário. 


Na ocasião também ocorrerá o lançamento de um vídeo sobre possíveis impactos das energias eólicas  para as comunidades tradicionais da Zona Costeira do Ceará.


Carlos Jardel