Chaval - prefeito entrega 06 casas do Programa Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Chaval - prefeito entrega 06 casas do Programa Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas

 

O prefeito de Chaval, Sebastião Sotero, entregou ontem, dia 07, as 06 primeiras casas do Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas.  Ao todo, 30 casas serão construídas no município. 


Trata-se de uma parceria da Prefeitura Municipal de Chaval com a  Funasa - Fundação Nacional de Saúde e Governo Federal.


O PROGRAMA


A doença de Chagas é uma endemia do continente americano, que tem como agente patogênico o Trypanosoma cruzi e transmissor o inseto hematófago Triatomíneo.


A existência de habitações cujas condições físicas favorecem a colonização de triatomíneos associados à pressão de exemplares de procedência silvestre reinfestando o peri e o intradomicílio, a dificuldade de êxito no controle desses vetores, com inseticidas, constituem fatores que recomendam a Melhoria da Habitação como medida essencial no Programa de Controle da Doença de Chagas.


Como medida de controle do vetor da doença de Chagas, destaca-se a Melhoria da Habitação, cujos benefícios devem ser reforçados por meio de ações de caráter educativo, desenvolvidas simultaneamente junto às comunidades beneficiadas.


O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh) fomenta a execução dos seguintes objetos:


Restauração - reforma de domicílio, visando à melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo (peridomicílio);


Reconstrução - caso especial, quando a estrutura da habitação não suporte as melhorias necessárias, a mesma deverá ser demolida e reconstruída.


MODELOS DE PROJETOS PARA RECONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES 


A Funasa disponibiliza modelos de projetos técnicos de engenharia para os casos de reconstrução das habitações que não suportem estruturalmente as melhorias necessárias.


Estes modelos não pretendem padronizar os projetos, possuem apenas o objetivo de oferecer subsídios e sugestões e devem obrigatoriamente ser adequados às características da localidade sendo necessária a anotação da responsabilidade técnica ART do projeto por técnico competente.


Carlos Jardel

Informações adicionais FUNASA