O outro nome da Rua Esperantina. - Revista Camocim













terça-feira, 21 de setembro de 2021

O outro nome da Rua Esperantina.

Início da Rua Esperantina. Camocim-CE. 2012. Fonte: Google Maps.




Do Camocim Pote de História, postado em 24 de fevereiro de 2019


Já dedicamos algumas postagens ao Bairro Boa Esperança, oficializado em 1991 com essa denominação pela Câmara Municipal de Camocim, objeto de requerimento do então vereador Eduardo Araújo Brito. Hoje, se configura como um dos mais populosos bairros de Camocim.


Hoje, falaremos sobre uma de suas ruas,a Rua Esperantina, que inicia na confluência com a Rua Antônio Zeferino Veras (antiga  Rua 03 de Outubro). 


Logicamente, o termo Esperantina é uma derivação do substantivo Esperança e denomina municípios do Estado do Piauí e Tocantins. 


É uma das ruas mais importantes do bairro, hoje asfaltada e onde estão localizados o antigo Hospital São Francisco, a COHAB, a Areninha João Tibúrcio e a Unidade Básica de Saúde da Família Cicero Pereira da Rocha (Cícero Pintado).


Porém, a denominação desta rua já foi objeto de modificação no ano de 1996. Não sabemos, no entanto, o porquê da não oficialização dessa proposta. Nas atas da Câmara Municipal não está registrada a sanção do prefeito da época. O certo é que a denominação que ainda hoje perdura é Rua Esperantina. Transcrevemos abaixo o registro que mudava o nome da referida rua para Rua José Siebra Lopes, um importante comerciante que trabalhou e viveu em nossa cidade por muito tempo, oriundo do município de Itapipoca.


3ª Sessão Ordinária – 1º Período Legislativo. 4ª Sessão Legislativa. 12ª Legislatura. 23 de agosto de 1996. p. 79.


“Oradores: Ver. Sérgio Aguiar: Parabenizou o Dia do Soldado, 25/08, e solicitou que fosse enviado ofício a P.M, Capitania dos Portos e Tiro de Guerra. Parabenizou a iniciativa do Vereador Kennedy Braga por ter denominado a Rua Esperantina de Rua José Siebra Lopes. Parabenizou a iniciativa de Prefeitura pelos métodos de ensino nas escolas”.   


Este é apenas um exemplo dos processos nomenclaturais que existem em nossa cidade. 


Fonte: Arquivo da Câmara Municipal de Camocim. 


Foto: Google Maps, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.