Granja, município do norte cearense, é terceiro no Estado em ranking de transparência - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 12 de março de 2021

Granja, município do norte cearense, é terceiro no Estado em ranking de transparência

A cidade, que possui cerca de 53 mil habitantes, ficou ainda na posição 68 no ranking nacional, dentre 665 municípios avaliados que possuem mais de 50 mil habitantes. 



O Ceará foi destaque no ranking divulgado nesta sexta-feira (12) pela Controladoria-Geral da União (CGU). A Escala Brasil Transparente mostrou o Estado com pontuação máxima na avaliação de transparência pública, com destaque para alguns municípios, como Granja, que fica na região Norte do Estado. A cidade, que possui cerca de 55 mil habitantes, foi a 3º do Ceará e a 68ª no País, ficando atrás apenas de Sobral e Fortaleza. 


A pesquisa levou em consideração para a avaliação a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, dentre outras. Outro ponto relevante para o ranking foi o que é chamado de transparência ativa, a publicação de informações na internet. 


Juliana Aldigueri (PDT), Prefeita de Granja, destaca que sua gestão tem em seus pilares a honestidade, a integridade e o comprometimento com a população. “Esse dado só reforça que estamos no caminho certo. Fico muito realizada ao ver que nossa cidade, um município pequeno, consegue se destacar entre os grandes e mostrar que é possível fazer uma gestão de qualidade, mesmo com poucos recursos.”


O Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT), é ex-prefeito da cidade e ressalta a satisfação em ver o destaque do município em rankings nacionais e estaduais tão importantes. “Estas são conquistas que começaram a ter sua base construída há muitos anos e há muitas mãos, com auxílio de gestores, secretários e servidores competentes. Acredito que nosso município irá se destacar, ainda por muitas vezes, como um exemplo de gestão pública”. 


Na mesma região, outros municípios não tiveram o mesmo êxito de Granja e Sobral, a exemplo de Camocim,  que figura na posição 536 do ranking nacional com nota 5,7. 


Para a pesquisa Escala Brasil Transparente foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que soma 691 entes. O período de avaliação ocorreu sobre os dados de agosto de 2019 a setembro de 2020.


Carlos Jardel