Voluntários denunciam que gatos estão desparecendo de forma supostamente criminosa do Centro de Camocim - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Voluntários denunciam que gatos estão desparecendo de forma supostamente criminosa do Centro de Camocim

Negligência do poder público gera a crueldade contra os animais.




Cuidadores voluntários de gatos que vivem abandonados nas ruas do Centro de Camocim estão denunciando o sumiço supostamente criminoso dos felinos.

 

"Vários gatinhos que viviam nas redondezas do prédio da prefeitura, da noite pro dia, passaram a sumir  misteriosamente, como se estivessem sendo mortos", informou ao blog um cuidadora bastante preocupada.



Ela informou ainda que muitos gatos, inclusive filhotes, que viviam nas proximidades do Galpão da antiga Estação Ferroviária, onde funciona atualmente a Secretaria da Educação, também estão desaparecendo.



"Recentemente uma das voluntárias, que costuma, durante a noite, levar comida pros animais, foi impedida por um dos vigias do prédio, que justificou de forma grosseira, que a alimentação faz com que os gatos não queiram mais sair do local", disse.



Proteger os animais que vivem abandonados nas ruas e fazer com que o número diminua, evitando o surgimento de verdadeiras colônias, é uma tarefa de toda a população e principalmente do poder público. E o caminho para isso certamente não é assassinato. 



Só pra lembrar: Quem mata ou maltrata um animal não está praticando um serviço público, mas sim cometendo um crime. E tal pessoa deixa de ser um cidadão respeitado e de valor e passa a ser um criminoso que precisa ser detido com os rigores da lei. 



Mas a questão é que o poder público municipal nunca apresentou medidas de proteção aos animais abandonados nas ruas de Camocim. E por falta de uma politica comprometida com a causa, que demanda, inclusive, cuidados com a saúde pública, a crueldade e o crime contra esses animais tem aumentado aceleradamente. 


A Câmara de Vereadores de Camocim também é negligente sobre essa questão.  



Abandonar ou maltratar animais é crime.


Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.


Recentemente o blog Camocim Policia 24h noticiou que "estão matando gatos envenenados na Cohab". Ação que configura crime ambienta.  A noticia deixou em estado de alerta e preocupação todas as pessoas que exercem a prática voluntária de cuidar de animais de rua. 


Sobre este assunto, voltaremos a tratar noutra matéria



Carlos Jardel