O projeto “Dos Livros ao Grafite: Interpretações artísticas de autores regionais” busca promover o avanço da educação e transformar a vida de crianças e adolescentes do bairro Santa Cecília que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social através de ampliação da jornada escolar com ações consistentes que envolvem leitura e interpretação de textos associadas a conteúdos da cultura local. O projeto implantado em março de 2015 conta pela primeira vez com a parceria do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, através de doação feita ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em ação consorciada com o Itaú Social.
O projeto, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social, é realizado no Centro de Integração da Cidadania-CIC, e beneficia cerca de 100 crianças e adolescentes da Escola de Ensino Fundamental José Fontenele Magalhães, e também oferece cursos profissionalizantes para os pais e/ou responsáveis. As oficinas de grafite, pintura em tela, colagens, contação de história e leitura baseadas em livros, histórias, fatos e brincadeiras da cultura regional acontecem semanalmente, no contraturno escolar.
O trabalho intergeracional e comunitário, isto é, que envolve filhos, pais, escola e comunidade, propicia melhoria no rendimento escolar e convivência sociofamiliar e, contribui para a redução das violações de direitos e principais vulnerabilidades vivenciadas por tais famílias. “As mudanças positivas no âmbito familiar e comunitárias são efetivadas a partir da boa qualidade e continuidade dessas ações. Ao buscar o protagonismo social e assegurar os direitos a uma educação de qualidade é de suma importância para as crianças e adolescentes de Viçosa do Ceará”, ressalta Gerlânia Costa, representante do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
“Dos Livros ao Grafite” ousa na proposta de continuidade com a pretensão de ampliar as formas de orientação, mobilização e participação da família e de outros atores da comunidade local para realização de ações de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social que coordena o projeto defende a ampliação do número de oficinas e reuniões com temáticas de interesse da população em geral, visitas domiciliares, acompanhamento familiar e encaminhamento das demandas identificadas. “A intenção também é levar a metodologia do projeto para outros bairros e escolas de Viçosa do Ceará”, frisa Gerlânia.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois centros culturais no Rio de Janeiro, com uma programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações.
O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

