SOBE PARA 95% A PROBABILIDADE DE EL NIÑO NO CEARÁ - Revista Camocim

Clique na imagem e fale com a gente

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Financiamento a partir de R$160 mil.Venha conversar com a gente. Clique na imagem.


Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 16 de julho de 2015

SOBE PARA 95% A PROBABILIDADE DE EL NIÑO NO CEARÁ

Subiu de 85% para 90% a probabilidade o fenômeno El Niño acontecer em dezembro próximo e nos meses de janeiro e fevereiro de 2016. A atualização é da Agência Oceânica e Atmosférica (Noaa), dos Estados Unidos, e foi repassada pela chefe do Núcleo de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na audiência pública que discutiu a crise hídrica no Estado, ontem, na Assembleia Legislativa.

“Os modelos continuam apontando para a seca e isso é extremamente preocupante. Não é determinante que vá ter seca no ano que vem, existem outros fatores. Só que as análises mostram que 80% das vezes (em que aconteceu El Niño) teve chuva irregular no Nordeste”, explica. “A gente sempre coloca que isso não é uma previsão, é uma preocupação que tem ser considerada diante do quadro de quatro anos seguidos de seca”.

Investimento

A qualidade da água das operações carro-pipa foi outro tema abordado durante a audiência. Sobre o assunto, o secretário-adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, informou que as nove estações de tratamento de água (ETAs) móveis, adquiridas pela gestão com o Governo de Israel, por meio de convênio com o Ministério da Integração, devem chegar ao Ceará no segundo semestre. 

“Com a diminuição do nível da água em vários açudes, você pode estrategicamente distribuir as ETAs móveis em regiões onde não têm as estações fixas da Cagece, otimizando atendimento e custos”, explicou. Outros detalhes sobre o investimento não foram repassados, mas a questão é tratada desde 2013 pelo Governo do Estado.

O coordenador da Operação Carro-Pipa no Exército Brasileiro, coronel Claudemir Rangel, comunicou que atualmente é a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos que orienta onde a água a ser distribuída é captada, e que ainda cabe à administração municipal apresentar laudo de potabilidade do líquido.

O secretário-adjunto da SRH comunicou também que dos 222 dessalinizadores que serão instalados em 44 municípios cearenses, por meio do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente, dez já foram implantados e 11 estão sendo estabelecidos. A meta é de que todos os equipamentos, que vão dessalinizar água de poços profundos, serão colocados até o fim do ano, beneficiando em torno de 80 mil pessoas.

O Povo