RETIRADA DO AR - Revista Camocim

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

RETIRADA DO AR

Ministério da Justiça é acusado de promover machismo em peça publicitária


O Ministério da Justiça lançou uma campanha para conscientizar os jovens sobre os malefícios do álcool. No entanto, a peça publicitária não foi vista com bons olhos e, por meio das redes sociais, as pessoas criticaram, acusando o Ministério da Justiça de promover machismo e bullying. A repercussão negativa fez com que a campanha fosse retirada do ar na última quinta-feira, 5.

Voltada para jovens e foliões do carnaval deste ano, a peça recebeu o nome de #BebeuPerdeu. No cartaz, uma jovem segurava uma celular na mão e atrás dela, outras duas jovens rindo.

Ainda na peça, e em destaque de fundo vermelho com letras amarelas a frase dizia: "Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo".

Muitos usuário do Facebook criticaram a campanha acusando-a de conservadora ao julgar, embora que indiretamente, a jovem embriagada. Com apenas três horas de publicação, o post já tinha mais de 1.300 comentários negativos. O Ministério da Justiça pediu desculpas pela publicação, mas defendeu a campanha.

Outra peça, que ainda permanece no ar, apresenta um jovem musculoso, sem camisa, sentado no chão trocando uma mensagem pelo WhatsApp. "Algumas cervejas. Horas jogados no chão. Vários whatsapps para a ex" , diz a peça.

"Essa campanha é retrógrada, machista e culpabiliza as vítimas caso sofrem violência enquanto alcoolizadas. Tiro no pé hein?!, questionou a usuária Janaína Castro Alve.

De acordo o Ministério da justiça à BBC, a campanha com outras peças e vídeos darão continuidade a partir do próximo sábado, 7.

Fonte: OPOVO Online.