OPERAÇÃO FUMACÊ COMEÇA HOJE NO CEARÁ EM 21 CIDADES DO CEARÁ - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

OPERAÇÃO FUMACÊ COMEÇA HOJE NO CEARÁ EM 21 CIDADES DO CEARÁ

Camocim consta na relação das cidades beneficiadas

A operação de pulverização espacial Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado, mais conhecida como fumacê, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começa nesta segunda-feira (9) em 21 municípios do Estado. A ação tem o objetivo de controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya.

A iniciativa ocorrerá antes e depois do Carnaval, nos períodos de 9 a 14 de fevereiro e de 23 a 28 do mesmo mês

Municípios contemplados

Fortaleza, Aquiraz, Pindoretama, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Cruz, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Camocim, com cobertura de fumacê nas sedes dos municípios e praias do Litoral Leste e Litoral Oeste.

Incidência

A orientação aos moradores é para que abram as janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos. "É importante que a população fique atenta, pois nesses lugares são onde as doenças se encontram", ressalta o supervisor.

O fumacê é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. Ainda de acordo com Neilson Rolim, a atual situação de falta de chuvas agrava a multiplicação do vetor.

Casos

O boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (06) confirmou, neste ano, 169 casos de dengue em 25 municípios, com quatro casos de dengue com sinais de alarme nos municípios de Aracati e, Barbalha e Fortaleza.

Com relação à febre chikungunya, em todo o ano de 2014, o Ceará notificou 53 casos suspeitos, descartou 17 e seis foram confirmados, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença. Registrados nos municípios de Fortaleza, quatro casos, Brejo Santo e Aracoiaba compilaram apenas um caso em cada.

Informações do Diário do Nordeste