"O AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA DE CAMOCIM FOI INCONSTITUCIONAL", PUBLICOU O VEREADOR JULIANO CRUZ - Revista Camocim

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"O AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA DE CAMOCIM FOI INCONSTITUCIONAL", PUBLICOU O VEREADOR JULIANO CRUZ

O QUE É QUE O ZÉ DO DECRETO DO SAAE VAI DIZER ? 
A OPOSIÇÃO VAI DENUNCIAR NA JUSTIÇA O AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA.

O vereador Juliano Cruz publicou em sua página do Facebook uma nota esclarecendo alguns pontos sobre o "desgraçado" aumento da tarifa de água em Camocim, decretado meramente com um autografo do Zé do SAAE. Segue, em negrito, a publicação do vereador.

"Na sessão do dia 10 de fevereiro, da Tribuna da Câmara Municipal, questionamos o aumento da tarifa da conta de água em Camocim. O aumento foi feito mediante o Decreto nº 0102001/14 do Poder Executivo assinado no dia 03 de fevereiro pelo Vice – prefeito, José Olavo, que na ocasião assinou na condição de prefeito em exercício, devido ausência da prefeita.

O aumento da tarifa foi uma IMORALIDADE E UMA INCONSTITUCIONALIDADE, e isso consideramos pelo fato de não ter sido discutido pelo Legislativo Municipal, que é a casa do povo -legitimo órgão de representação popular - e por ter sido feito mediante um simples Decreto Executivo que não tem força Lei e que neste especifico caso feriu o artigo 38 da Lei Federal 11.445/07 que assegura que os “usuários dos serviços devem ser ouvidos” antes de se aumentar a tarifa. Isso não aconteceu. E mais, o artigo 39, da mesma Lei, estabelece que “as tarifas serão fixadas de formas claras e objetiva, devendo os reajustes e as revisões serem tornados públicos com antecedência de 30 dias com relação a sua publicação”. Nada disso aconteceu em Camocim.
Não houve ampla divulgação para o conhecimento pleno da sociedade. E isso é muito grave. Os meios de comunicações não exploraram o assunto, o que é de se estranhar, tendo em vista que o grupo da prefeita mantém uma forte relação com rádios e famosos blogs da cidade.

Outro fato que nos causa estranheza é o da prefeita não ter enviado um projeto de Lei sobre o assunto, mesmo tendo a certeza de que seria aprovado, isso devido a ela ter o apoio de dois terço da Câmara.

Os vereadores da prefeita, durante o debate na Sessão, tentaram desqualificar o meu pronunciamento citando a Lei Municipal 1107/09 de 2009. A referida Lei contém, ao todo, 11 artigos, que fiz questão de ler minuciosamente com minha assessoria jurídica, e posso afirmar que não EXISTE UM LINHA, ABSOLUTAMENTE NADA, QUE LEGALIZE OU AUTORIZE A PREFEITA A AUMENTAR A TARIFA DE ÁGUA MEDIANTE SIMPLES DECRETO. Não existe, SEQUER, um artigo desta Lei Municipal que mencione a palavra DECRETO. Portanto, os vereadores da prefeita tentaram me desqualificar criando interpretações da lei que não existem. Fizeram isso para tentar enganar a população e empurrar de goela abaixo o Decreto feito, na “surdina”, pelo Executivo, passando por cima da autoridade do poder legislativo e de uma Lei Federal, escondido do povo, aumentando “arbitrariamente” a tarifa de água da população. Inclusive, água que está faltando nas torneiras do povo.

Vele lembrar que em 2009 a tarifa de água foi aumentada mediante aprovação do projeto de Lei nº 022/09 que no artigo 3º apresentou o valor das tarifas. Isso sem falar que antes ocorreu uma grande discussão, inclusive com o Diretor do SAAE. Estou anexando a Lei para que a população leia atentamente e assim comprove a verdade dos fatos.
Falando sobre o decreto, destacamos que um decreto não tem mais força que uma Lei. “Não passa pela discussão e aprovação legislativa. A lei obriga a fazer, já o Decreto não”.

Nós, vereadores da oposição vamos ingressar com uma ação na Justiça contra o Município de Camocim e contra o SAAE pela majoração ilegal e abusiva da tarifa de água “imposta a população de Camocim”.

No mais, lamento profundamente por mais esta atitude indecente do poder executivo municipal"