LICEU DE CAMOCIM FAZ HISTÓRIA REALIZANDO O PRIMEIRO FESTIVAL DE MÚSICAS - Revista Camocim

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

LICEU DE CAMOCIM FAZ HISTÓRIA REALIZANDO O PRIMEIRO FESTIVAL DE MÚSICAS

O Liceu de Camocim escreveu um importante capítulo na historia da música em Camocim quando, com muita ousadia, na noite de ontem, dia 24 de setembro, realizou o "I Festival de Músicas do Liceu". Um projeto pioneiro desenvolvido por uma equipe formada por professores e alunos que, desde então, mantiveram uma estreita relação de  artistas do universo musical, e neste aspecto, eles reuniram os melhores músicos do Liceu: cantores, instrumentistas, arranjadores etc. Formaram a Banda do Festival e deram a tonalidade exata para o sucesso do evento.
Os jovens artistas da música apresentaram suas composições para uma modesta plateia, que tinha como ilustres convidados, também fazendo às vezes de jurados, os compositores e cantores Raimundo Arnaldo (Naldinho), Evamar Moreira - Estes foram contemporâneos nos gloriosos festivais de músicas de Camocim - além do músico instrumentista, Caetano Prado, do cantor compositor Carlos Jessé e do escritor e radialista, Inácio Santos, que também é compositor e participou do I Festival de Camocim.  Estes, entre um intervalo e outro, subiram ao palco e cantaram suas preciosidades, dando mais sabor ao evento. Quanto aos jovens concorrentes, a típica ansiedade e a mista sensação de subir ao palco pela primeira vez, com a finalidade de realizar um sonho, aos poucos ia se concretizando, culminando com os aplausos da plateia, que se sentia presenteada com a produção da arte musical apresentada em vários ritmos e estilos.

Juli ( vermelho),  Irla e Lucas
Ao todo, foram 08 concorrentes, no entanto, de acordo com as regras do festival, seriam premiadas as três melhores músicas. O terceiro lugar ficou com Juli Souza, que interpretou a música de sua autoria “Quem Poderá Dizer”,  a música  "Cuidar de Mim", da compositora Elisa Silva, interpretada por Irla Silva,  foi a segunda colocada e em primeiro lugar  a música  “Meia noite e 47”, composição de Wilason Araújo,  interpretada  por  Lucas Silva.

“Todos os compositores e todos os interpretes são vencedores pelo fato de terem participado do festival e pela qualidade das músicas que foram apresentadas”, destacou o professor Paulo Clesson, que também é músico e foi um dos coordenadores do projeto, juntamente com o professor Carlos Manuel, que contaram com o  apoio do corpo diretivo da escola e da Prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal de Cultura.

É inegável o fato de que o Liceu de Camocim conta com uma das melhores equipes de profissionais da educação do Estado do Ceará, professores que vão além dos conteúdos e dinâmicas de sala de aula para se debruçarem, juntamente com seus alunos, em atividades de cultura e de arte, numa combinação perfeita e necessária, cujo resultado, indiscutivelmente é a celebração da promoção da vida, hoje, mais do que nunca, necessitada de elementos substancias para o pleno desenvolvimento dos nossos jovens, e foi exatamente isso que o Liceu proporcionou na noite de ontem, quando realizou o I Festival de Músicas. Um projeto audacioso que, além de relevar grandes talentos da música, provou que Camocim é capaz de realizar grandes festivais por meio de sua estrutura pública governamental, se assim desejar.

O Revista Camocim publicará em breve as letras e os áudios das músicas vencedoras.

Carlos Jardel