Venda de bilhetes para o Mundial começa, hoje, com a Fifa prometendo uma maior comodidade ao torcedor no processo
A longa espera finalmente começa a chegar ao fim. Nesta terça-feira, a partir das 7h, o torcedor cearense poderá dar o primeiro passo para garantir presença na Copa do Mundo de 2014. Isso porque a Fifa iniciará o processo de venda de ingressos para o Mundial do ano que vem.
Com o intuito de solucionar os problemas apresentados durante a Copa das Confederações, a entidade vai promover mudanças no processo de distribuição de tíquetes. A principal alteração é a entrega em domicílio dos bilhetes. Neste ano, a retirada para o torneio teste provocou filas gigantescas no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
"Os ingressos poderão ser retirados nos centros da Fifa ou recebidos nas
casas das pessoas. O preço do frete será comunicado e ofereceremos essa entrega no mundo todo", explicou o diretor de marketing da entidade futebolística, Thierry Weil.
Fases de venda
As vendas serão separadas por fases. A primeira, que terá início nesta terça-feira, será feita exclusivamente pela internet e se estenderá até 10 de outubro. Neste período, os torcedores farão o registro de interesse pelos bilhetes no site da Fifa.
Depois, a entidade reunirá todos os pedidos e sorteará os espectadores que terão direito a efetuar a compra. O anúncio dos sorteados nesta primeira etapa será feito em novembro.
"As pessoas não precisam se preocupar, porque terão mais de um mês para fazerem seus pedidos e só depois realizaremos o sorteio. Os brasileiros serão favorecidos com 300 mil ingressos", acrescentou Weil.
A 2ª fase está prevista para ocorrer entre 8 de dezembro e 30 de janeiro. De dia 15 de abril a 13 de julho, a Fifa realizará a comercialização de última hora, que seguirá a ordem de procura.
A fim de evitar ações de cambistas, a Fifa limitará o número de ingressos vendidos para uma única pessoa. Está autorizada a venda de apenas quatro bilhetes por CPF. O torcedor poderá pagar a entrada através do cartão de crédito ou boleto bancário.
Público vai comprar sem saber quais serão os jogos
Como o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Brasil em 2014 será apenas em dezembro, o público de Fortaleza terá de comprar os ingressos (à venda a partir de hoje) ainda sem saber quais serão as equipes que disputarão as seis partidas na Arena Castelão. A exceção será o segundo jogo, pois já se sabe que a Seleção Brasileira jogará na Arena Castelão no dia 17 de junho do ano que vem. O adversário do Brasil, porém, também só será conhecido no fim do ano.
Para o administrador de empresas, Leonardo Mourão, esse detalhe não vai fazer muita diferença. Ele está se planejando para assistir de perto à metade dos jogos na Capital cearense. "Sendo otimista, irei a três partidas. Todas no Castelão. É muito caro. Não pretendo viajar", contou.
Ele diz que irá combinar com amigos para irem aos mesmos jogos. Segundo Leonardo, ele não passou por dificuldades para comprar e pegar o ingresso na Copa das Confederações realizada neste ano. "Foi tranquilo. Tinha fila grande no Centro de Eventos, mas correu rápido porque eu já tinha agendado data para ir buscar", explicou.
