A PERGUNTA MAIS BESTA DO MUNDO É : “POR QUE É QUE O CHICO VAULINO NÃO CHAMOU OS APROVADOS? ” - Revista Camocim

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A PERGUNTA MAIS BESTA DO MUNDO É : “POR QUE É QUE O CHICO VAULINO NÃO CHAMOU OS APROVADOS? ”


A pergunta foi feita novamente ao Defensor Público Dr. Edmar Lopes na última segunda-feira, no momento em que ele estava sendo entrevistado pelos radialistas Autran Santos e Irlo Júnior. A pergunta está cada vez mais perdendo o sentido, e depois da decisão da justiça em convocar os aprovados, esta pergunta, em vão, tolamente será feita. Isto é, se ainda qualquer cara de pau, inconformado, ousar a perguntar. “muda o disco”, foi mais ou menos assim a resposta do Defensor Edmar, o mesmo que foi hostilizado por muitos e do qual se ouviu ingênuos comentários do tipo, “esta ‘açãozinha’ do defensor não vai dá em nada, pois  a mulher é quem manda”, “ este defensor está ficando é louco com esta ação, ele não sabe de nada”.   
A realidade foi outra
No quebra-cabeça que embasou a ação movida pela defensoria, alguns elementos apresentados pela prefeitura foram questionados, como por exemplo, a disparidade de pagamento salarial de servidores que exercem a mesma função e a mesma carga horaria, dentistas, enfermeiras, vigias e outras. Este caso iremos informar detalhadamente em outra matéria.   O Defensor Público também manifestou opinião quanto a legalidade do pagamento e a contratação de alguns servidores. Como a câmara não aprovou o projeto da prefeita que tratava do assunto  seria um ato de ilegalidade a prefeitura contratar e pagar.
 O irritante é saber que a população irá continuar sofrendo caso a prefeitura recorra da sentença. Esta seria mais uma atitude desconcertante para o município, uma forte injeção de desanimo na população, que agoniza pela falta da eficiência das politicas públicas, na área da saúde, educação, infraestrutura e outras. Além da estagnação na economia local que é outro fator influente na vida da população.
 Duvidar da justiça é algo que parece ser muito normal nos dias atuais, no entanto, ela existe, e quando é efetivada rigorosamente, cabe então a população rever certos conceitos sobre os que se debruçam tecnicamente sobre ela, pois nem tudo é o que aparenta ser aos olhos dos leigos desprovidos de determinados conhecimentos.
Por todos os motivos elencados neste texto e na explanação do Defensor Edmar, e com o olhar apurado sobre a realidade de Camocim é que, a pergunta que intitula esta opinião, perde seu sentido.
A prefeitura esta sob uma nova administração e seus gestores devem se comportar com tal. Atribuir a culpa ao ex-prefeito não irá surtir efeito algum, apenas revelará o grau de incompetência administrativa.

Carlos Jardel