Derrotado por Lula nas eleições presidenciais, Flávio Bolsonaro divulgou uma carta nesta quarta-feira (28), já nos Estados Unidos, na qual se declarou o "verdadeiro presidente eleito do Brasil". Sem apresentar provas, afirmou ter sido vítima de fraude eleitoral e anunciou que pretende comandar a oposição brasileira de Miami.
Na carta, Flávio afirmou que não pretendia deixar o Brasil, mas que sabia onde a situação poderia chegar. Disse ainda que lutaria pela liberdade do país e pelos seus quase 60 milhões de eleitores. O senador agradeceu o apoio dos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina, e prometeu apresentar uma estratégia de mobilização da oposição.
O documento também chamou atenção por um erro no brasão da República. A primeira versão trazia a antiga inscrição "Estados Unidos do Brazil", substituída oficialmente em 1968. Treze minutos depois, o aliado Paulo Figueiredo divulgou uma versão corrigida, com o brasão atual. Flávio também mudou a forma como se apresentava, passando de "verdadeiro presidente eleito" para "líder do Brasil".
Lula venceu a eleição com aproximadamente 64,1 milhões de votos, contra 59,8 milhões de Flávio Bolsonaro. O senador deixou o Brasil após a derrota e chegou aos Estados Unidos em meio a investigações criminais no Supremo Tribunal Federal.
Carlos Jardel

