61% das meninas que engravidam na adolescência abandonam os estudos, aponta estudo - Revista Camocim

segunda-feira, 17 de agosto de 2026

61% das meninas que engravidam na adolescência abandonam os estudos, aponta estudo



A gravidez na adolescência pode mudar completamente a vida de uma jovem. Foi o que aconteceu com Gabriela, que engravidou aos 15 anos, quando cursava o primeiro ano do ensino médio.


Com a barriga crescendo, ela deixou de usar o uniforme porque a camiseta já não servia. Virou alvo de bullying e acabou abandonando os estudos. O bebê nasceu sem que ela tivesse conseguido preparar o enxoval.


Uma semana depois do parto, o namorado terminou o relacionamento. A rotina com a filha também foi difícil. O bebê chorava constantemente e Gabriela enfrentou uma depressão pós-parto.


A história faz parte de um estudo da Plan International sobre os impactos da gravidez na infância e adolescência na vida de mulheres brasileiras.


Segundo o levantamento, 61% das meninas que engravidaram precocemente deixaram de estudar. Entre as que não engravidaram, o índice foi de 33%.


Gabriela tinha planos de estudar, viajar e morar fora. A gravidez não apagou esses sonhos, mas mudou o caminho para realizá-los.


Carlos Jardel 

via O Globo