Base da prefeita derruba projetos que criavam cadastro de pessoas em situação de rua e o Programa Bairro Organizado em Camocim - Revista Camocim

terça-feira, 12 de maio de 2026

Base da prefeita derruba projetos que criavam cadastro de pessoas em situação de rua e o Programa Bairro Organizado em Camocim



Os vereadores da base da prefeita Betinha, de Camocim, na Sessão legislativa ordinária, realizada na noite de ontem (11),  votaram contra dois projetos apresentados pelo vereador Marcos Coelho. Um criava o Cadastro Municipal de Pessoas em Situação de Rua. O outro implantava o Programa Bairro Organizado, com ações de limpeza, retirada de entulho, recuperação de praças, tapa-buracos e manutenção dos bairros.


Os dois projetos foram rejeitados por 9 votos a 4.


O Cadastro Municipal de Pessoas em Situação de Rua, Segundo o parlamentar, tinha como objetivo identificar, mapear e acompanhar essa população para subsidiar políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, habitação e emprego. E seria realizado por equipes da Prefeitura, com possibilidade de apoio de órgãos estaduais, federais e entidades da sociedade civil. O texto também previa sigilo das informações pessoais, conforme a legislação vigente.


Já o Programa Bairro Organizado, voltado à realização de mutirões periódicos de limpeza, conservação e manutenção nos bairros da sede do município, tinha como ações previstas a limpeza urbana, capinação, retirada de entulhos, manutenção da iluminação pública, operação tapa-buracos, recuperação de praças e areninhas, pintura de meio-fio e ações educativas de preservação dos espaços públicos.


O projeto ainda autorizava o Poder Executivo a firmar parcerias com empresas privadas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil para ampliar as ações do programa.


O detalhe é que os vereadores governistas sequer discutiram as propostas. Não apresentaram argumento, não apontaram erro, não sugeriram mudança. Apenas levantaram a mão e votaram contra.


Os únicos votos favoráveis vieram dos vereadores de oposição.


Na prática, a base da prefeita rejeitou dois projetos que tratavam de problemas reais de Camocim sem dar nenhuma explicação à população.


Carlos Jardel