A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou que a substância encontrada em um sítio no município de Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, é petróleo cru.
O material foi encontrado pelo agricultor Sidrônio Moreira durante a perfuração de um poço artesiano no Sítio Santo Estevão. A intenção era encontrar água, mas o que saiu do solo foi um líquido escuro, espesso e com forte odor, levantando suspeitas na região.
Após análises técnicas, a ANP confirmou a composição da substância e abriu um processo administrativo para avaliar o potencial da área. Isso, porém, não significa que haverá exploração imediata. Ainda serão necessários estudos para saber se existe quantidade suficiente e viabilidade econômica para extração.
Pela legislação brasileira, o petróleo encontrado no subsolo pertence à União, mas o dono do terreno pode ter direito a compensações financeiras caso uma eventual exploração comercial seja autorizada.
Carlos Jardel

