Lula sanciona Estatuto dos Direitos do Paciente e garante mais segurança no atendimento de saúde - Revista Camocim

quarta-feira, 8 de abril de 2026

Lula sanciona Estatuto dos Direitos do Paciente e garante mais segurança no atendimento de saúde



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (7) a lei que institui o Estatuto dos Direitos do Paciente. A nova legislação estabelece regras para garantir direitos e deveres de pessoas atendidas por serviços e profissionais de saúde, tanto na rede pública quanto privada.


O texto assegura o direito à não discriminação, proibindo qualquer tipo de distinção no atendimento com base em sexo, raça, cor, religião, doença, deficiência, origem ou renda.


Entre os principais pontos, o estatuto garante:


  • Direito a acompanhante em consultas e internações, salvo em situações justificadas pelo profissional de saúde;
  • Atendimento seguro, com ambiente adequado, procedimentos corretos e insumos de qualidade;
  • Confidencialidade das informações de saúde;
  • Possibilidade de buscar uma segunda opinião médica;
  • Acesso a cuidados paliativos.


A lei também estabelece deveres, como a obrigação do paciente, ou de seu responsável, de fornecer informações completas sobre seu histórico de saúde.


Carlos Jardel