O Ceará registrou, em janeiro deste ano, o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em pouco mais de seis anos. Até este sábado (31), o Estado contabilizou 191 mortes violentas, o menor índice desde outubro de 2019, quando foram registrados 176 casos.
Os dados, obtidos com exclusividade pelo jornal O POVO, apontam uma queda significativa nos homicídios em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF).
Na Capital, foram registrados 42 CVLIs, o menor número de mortes violentas em toda a série histórica. Já na Região Metropolitana, ocorreram 36 crimes desse tipo, o melhor resultado dos últimos 14 anos.
Apesar de ainda considerados elevados, os números indicam uma redução importante nos índices de violência nas áreas que vinham apresentando maiores registros.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, afirmou que a diminuição está relacionada ao reforço das ações do Estado em regiões com altos índices de criminalidade, como Fortaleza e a RMF, que passaram a receber maior atenção das forças de segurança.
Via O POVO

