Valmir Rocha foi o responsável pelo convite que revelou a vocação do padre João Batista Frota - Revista Camocim

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Valmir Rocha foi o responsável pelo convite que revelou a vocação do padre João Batista Frota


O Padre João Batista Frota, uma das figuras mais queridas da Igreja no Ceará, revelou em entrevista concedida em dezembro de 2017 ao jornalista Marcos Mesquita que sua entrada no seminário teve um episódio curioso e decisivo relacionado ao futebol. O vídeo da conversa, originalmente utilizado em uma matéria impressa, voltou a circular neste domingo (9), quando Mesquita publicou o registro em sua conta pessoal no Instagram.


Na gravação, Padre João relembra que começou a se aproximar da vida religiosa ainda jovem, enquanto ajudava nas celebrações em Massapê. Ele contou que aprendeu latim para auxiliar nas missas, e esse aprendizado se deu graças ao então seminarista Valmir Rocha, amigo que o incentivou a ingressar no seminário.


“Foi o Valmir que me chamou". ‘Vamos para o seminário’.  relatou o sacerdote, rindo ao lembrar do episódio que redefiniu sua trajetória. O convite, aliado ao ambiente de serviço comunitário, acabou revelando a vocação que marcaria mais de seis décadas dedicadas à Igreja e aos mais pobres.


Francisco Valmir Rocha optou pela vocação matrimonial, mora há décadas em Camocim do qual é autor e compositor do hino do município e do hino do padroeiro Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Ele também  lançou o livro “O Evangelho Vivido Nos Dias de Hoje”, uma obra que aborda os evangelhos dominicais da liturgia católica.





Na publicação, Marcos Mesquita destacou a humanidade e a profundidade espiritual do padre: “Conversar com o querido Padre João foi um grande privilégio. Ele era verdadeiramente abençoado. Era impossível sair o mesmo depois de um encontro com ele. Sua humildade e o amor pelos mais pobres, a quem chamava de Cristo, revelavam o verdadeiro Evangelho.”


Padre João Batista Frota faleceu nesta sexta-feira (8), em Fortaleza, aos 88 anos. A causa da morte não foi divulgada.


Carlos Jardel 

Reprodução / @mesquita_marcos