Divulgada nesta quinta-feira (9), a nova pesquisa Genial/Quaest mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na dianteira em todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026, com variação entre 35% e 43% das intenções de voto, a depender da lista de candidatos.
O levantamento também indica que Lula venceria todos os adversários em eventuais disputas de segundo turno. Apesar da vantagem, o petista ainda não ultrapassa a marca de 50% das intenções de voto, devido ao alto número de indecisos e de eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou se abster.
De acordo com a pesquisa, Lula ampliou a vantagem sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — considerado hoje o principal nome da oposição. No confronto direto, o presidente aparece com 45% das intenções de voto, contra 33% de Tarcísio, uma diferença de 12 pontos percentuais, a maior registrada neste ano.
O adversário mais competitivo contra o atual presidente seria Ciro Gomes (PDT). Nesse cenário, Lula venceria o ex-ministro por 41% a 32%, diferença de nove pontos percentuais.
Nas menções espontâneas, quando os entrevistados citam nomes sem estímulo prévio, Lula é lembrado por 19% dos eleitores, seguido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível —, com 6%.
via O POVO

