Rafael Anjos Martins, de 25 anos, morreu nesta quinta-feira (23). Ele estava em coma desde 1º de setembro, após ingerir gin adulterado contaminado por metanol. A bebida foi adquirida em uma adega na Zona Sul de São Paulo-SP.
O número de vítimas mortas por consumo de bebidas com metanol subiu para oito no estado. A falsificação envolvia uma distribuidora em São Bernardo do Campo, que misturava álcool combustível em marcas conhecidas. O combustível adquirido em postos do ABC paulista estava contaminado com metanol.
INVESTIGAÇÃO
Autoridades apontam que o esquema pode ter ligações com o crime organizado.
A Polícia Civil (PCSP) investiga denúncias similares. A maioria dos casos ocorreu em São Bernardo do Campo e na capital paulista, mas registros também surgiram em outras cidades da Região Metropolitana, incluindo mortes.
O hospital que atendia a vítima divulgou nota lamentando o ocorrido. O Hospital São Luiz Osasco manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Rafael Anjos Martins.
ALERTA PÚBLICA
Especialistas reforçam a importância de atenção ao consumo de bebidas de procedência duvidosa. A olho nu, é impossível saber se a bebida foi adulterada ou não. Na maioria das vezes, nem provando o produto tem como constatar a falsificação.
As autoridades seguem monitorando estabelecimentos e orientam a população a denunciar suspeitas de adulteração.
Com informações da Agência Brasil

