O governador Elmano de Freitas determinou a demissão do delegado João Henrique da Silva Neto, da Polícia Civil do Ceará (PCCE), após processo administrativo que o acusou de tentar invadir um terreno e ameaçar seguranças com arma de fogo, em Fortaleza, no bairro Lagoa Redonda, em maio de 2021.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (3). Segundo o documento, o delegado teria usado o cargo para intimidar pessoas durante o episódio, ocorrido fora do exercício de suas funções, em um contexto considerado de interesse particular.
Na esfera criminal, João Henrique e dois outros homens foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por invasão de imóvel, alteração de limites de terreno e associação criminosa. A Justiça recebeu a denúncia em novembro de 2023, tornando o trio réu no processo.
A defesa do delegado, representada pelos advogados Leandro Vasques e Seledon Dantas, da Adepol-CE, classificou a punição como “desproporcional” e afirmou que ele não ameaçou ninguém nem usou o cargo para fins privados. Segundo os defensores, João Henrique estava de folga e apenas registrou “atos irregulares” cometidos por seguranças armados.
A ficha funcional do delegado, que ingressou na PCCE em 2015, registra dois elogios e punições anteriores, incluindo uma suspensão de 30 dias neste ano por críticas à corporação nas redes sociais e um afastamento em 2020 por manifestações com “viés político-partidário”.

