Sindicato dos Médicos oficia SMS de Martinópole solicitando esclarecimentos sobre possíveis práticas irregulares na remuneração de médicos que atuam no Hospital Imaculada Conceição.
O Sindicato dos Médicos oficiou, na última sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Martinópole solicitando esclarecimentos e a adoção de providências diante de denúncia recebida sobre possíveis práticas irregulares no que se refere à remuneração de médicos no Hospital Imaculada Conceição, unidade hospitalar sob gestão desse município.
De acordo com a denúncia, os médicos vêm sendo contratados para cumprir plantões de 24 horas semanais, recebendo, em contrapartida, uma remuneração mensal fixa de R$ 6.000,00, valor este que não sofre alteração mesmo quando, em determinados meses, há um total de cinco plantões, perfazendo 120 horas mensais de trabalho.
O valor da remuneração é bruto e, com as deduções de tributos mediante emissão de nota fiscal, sofre ainda mais reduções, ficando o valor líquido por hora de plantão por menos de R$50,00, o que se mostra incompatível com a responsabilidade, complexidade e riscos da atividade médica hospitalar.
Diante do cenário, a entidade solicita a SMS esclarecimentos formais sobre a sistemática atual de contratação e remuneração dos médicos atuantes no Hospital Imaculada Conceição; informações sobre os critérios utilizados para definição dos valores pagos por plantão e eventuais diferenças entre profissionais; adoção de medidas corretivas, caso confirmadas as práticas relatadas, visando à isonomia contratual e à valorização do trabalho médico.
Carlos Jardel

