Em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovemos uma roda de conversa com o objetivo de refletir sobre os avanços, desafios e responsabilidades compartilhadas na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
As ações foram realizadas nas escolas municipais localizadas na região do sertão: Escola José Augusto Ferreira, na comunidade Lagoa do Mato, e Escola João Antunes Aguiar, na comunidade Picada Nova.
O momento foi pensado como um espaço de escuta ativa, troca de experiências e fortalecimento da rede de proteção, reunindo profissionais da educação, da assistência social, da saúde, conselheiros tutelares, representantes da comunidade e, principalmente, adolescentes, que puderam expressar suas vivências, opiniões e perspectivas com liberdade e respeito. Entre os participantes, destacaram-se os alunos Pérola e João Paulo, da rede pública municipal, que contribuíram com falas sensíveis e reflexivas sobre o papel da juventude na construção de uma sociedade mais justa.
Mais do que uma data comemorativa, os 35 anos do ECA representam uma oportunidade de renovar o compromisso coletivo com a promoção de uma infância e adolescência dignas, seguras e respeitadas.
Durante a programação, os conselheiros tutelares Jeferson Barbosa da Silva, Raimundo do Espírito Santo e Ana Paula Ferreira Viana também participaram de um momento lúdico com as crianças, por meio da apresentação de um teatro de fantoches, promovendo de forma leve e educativa a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes.
Carlos Jardel