Adultização de menores: Vídeo que denuncia a exploração sexual de crianças e jovens repercute na Câmara - Revista Camocim

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Adultização de menores: Vídeo que denuncia a exploração sexual de crianças e jovens repercute na Câmara




Um vídeo que se tornou viral na internet e já teve quase 30 milhões de visualizações levantou um debate sobre a exposição e a exploração de crianças e adolescentes nas plataformas digitais. Em Brasília, deputados passaram a defender a aceleração do trâmite de projetos que combatam essa forma de violência contra os mais jovens.


Em 50 minutos, o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, faz um alerta sobre a chamada "adultização" de crianças e adolescentes nas plataformas. O vídeo denuncia como a busca por dinheiro através da monetização e o funcionamento dos algoritmos das redes sociais contribuem para crimes contra o grupo.


O Laboratório de Pesquisa em Internet e Redes Sociais da UFRJ (NetLab) confirma o crescimento desse tipo de conteúdo. Não há bloqueio preventivo de pesquisas, palavras ou termos usados em contexto de exploração infantil nas redes sociais. A pesquisadora Marie Santini defende mais filtros e a regulamentação para impedir a monetização desses conteúdos.


"Elas têm toda capacidade técnica de identificar o conteúdo automaticamente ou semiautomaticamente, retirar esse conteúdo e poderiam optar por não ganhar dinheiro com isso. À medida que elas optam por ganhar dinheiro com isso, elas são corresponsáveis por esse fenômeno."


O Instagram afirmou que não permite e que remove das plataformas conteúdos de exploração sexual, abuso, nudez infantil e sexualização de menores.